10 livros que te vão acompanhar nas férias

livros-ferias-verao-revista-estante-fnac

Passa umas férias mais felizes com os novos livros de autores como Stephen King, Julia Navarro e José Luís Peixoto.

autobiografia

Autobiografia

José Luís Peixoto

Não te deixes enganar pelo título do novo livro de José Luís Peixoto: Autobiografia não é uma autobiografia. Trata-se na verdade de um romance, ainda que a ficção se encha aqui de não ficção. A narrativa fala-nos de um escritor chamado José, mas o seu apelido não é Peixoto e sim Saramago. E, tal como Saramago deu um dia uma nova vida a Fernando Pessoa, é a vez de José Luís Peixoto dar uma nova vida ao próprio Saramago.


intruso

Edição em inglês:
The Outsider

O Intruso

Stephen King

O macabro assassinato de uma criança leva à detenção de um homem que se afirma inocente, insistindo que se encontrava noutra cidade quando o crime foi cometido. À primeira vista parece apenas mais um thriller comum, não é? Mas não te podes esquecer que o autor se chama Stephen King, o que significa que este é apenas o ponto de partida para uma descida gradual ao terror (e aos terrores) de uma comunidade. Incluindo a participação mais do que especial de Holly Gibney, a mesma investigadora da trilogia de Bill Hodges.


vinganca

Edição em inglês:
The Reckoning

A Vingança

John Grisham

Um herói de guerra americano, recentemente retornado a casa após a Segunda Guerra Mundial, dirige-se uma manhã até à sua igreja e, com a mais assustadora das calmas, assassina o reverendo com um tiro, limitando-se a declarar posteriormente à polícia, aos advogados e até à família que não tem nada a dizer sobre o incidente. É este o caso sobre o qual se centra o mais recente romance de John Grisham, um bom exemplo dos thrillers legais que o celebrizam.


nao-mataras

Não Matarás

Julia Navarro

A espanhola Julia Navarro conquistou, em pouco mais de uma década, uma verdadeira legião de fãs com a escrita de romances históricos como O Sangue dos Inocentes, Diz-me Quem Sou e Dispara, Eu Já Estou Morto. O seu mais recente livro chama-se Não Matarás e tem início num bairro madrileno, logo após o fim da Guerra Civil Espanhola, quando a Europa se encontra mergulhada em incertezas e as várias nacionalidades procuram reaprender a coexistir.


era-dos-muros
Edição em inglês:
Divided

A Era dos Muros

Tim Marshall

No seu mais recente livro, o autor de Prisioneiros da Geografia defende que, apesar da globalização e dos avanços na tecnologia, o mundo parece estar mais dividido do que nunca. Na verdade, mais de um terço dos países tem atualmente algum tipo de muro ou barreira ao longo das suas fronteiras – e cerca de metade dessas muralhas foram erguidas já no século XXI. Tim Marshall analisa o fenómeno e procura perceber a sua razão.


amalia

Amália: O Romance da Sua Vida

Sónia Louro

Sónia Louro tem escrito sobre algumas das mais icónicas personalidades da história de Portugal, como EusébioEça de Queirós ou Aristides de Sousa Mendes. Constrói aqui um romance sobre Amália, a artista que levou o fado ao mundo e que cruzou caminhos com personalidades tão célebres como Frank Sinatra ou Ernest Hemingway. Amália: O Romance da Sua Vida acaba de ser adaptado ao formato de bolso, ideal para levares contigo nas férias.


lobo-solitario
Edição em inglês:
Lone Wolf

Lobo Solitário

Jodi Picoult

“Em retrospetiva, talvez não devesse ter libertado o tigre.” Não conseguimos resistir a destacar a excelente frase de abertura deste romance de Jodi Picoult, acabado de ser transposto para formato de bolso, ainda que a narrativa até tenha mais a ver com lobos do que com tigres – ou não fosse o protagonista um homem tão habituado a lobos que se sente mais confortável com eles do que com a própria família.


stranger-things-outro-lado
Edição em inglês:
The Other Side

Stranger Things: O Outro Lado

Jody Houser e Stefano Martino

Se as tuas férias arrancaram com a terceira temporada de Stranger Things, vais gostar de saber que a aventura se prolonga além da Netflix. A popular série criada pelos irmãos Duffer também já se encontra nos livros, tendo inspirado, entre outros, a criação desta novela gráfica que acompanha as andanças de Will Byers pelo Mundo Invertido durante a primeira temporada. A escrita ficou a cargo de uma autora bem acostumada a adaptações, ou não tivesse já escrito sobre Star Wars, StarCraftX-Files e Doctor Who.


iliada-homero-adaptada-para-jovens

A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens

Frederico Lourenço

Frederico Lourenço, vencedor do Prémio Pessoa 2016 e tradutor da Bíblia, começou por traduzir a versão “adulta” de Ilíada, uma das mais antigas obras da literatura ocidental, bem como a sua sequela, Odisseia. Agora simplificou-lhe a linguagem, adaptando a narrativa a um público mais jovem – algo que também fez com Odisseia. Já não há, por isso, desculpa para não leres esta épica aventura passada durante a Guerra de Troia.


tintin-lua

Tintin e a Lua

Hergé

Foi a 20 de julho de 1969, faz este mês 50 anos, que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Muito antes, em 1952, Hergé publicava esta história, na qual imaginava o seu intrépido herói Tintin a alcançar esse mesmo feito – aplicando a mais meticulosa atenção a todos os factos científicos que o poderiam tornar realidade. Trata-se, por isso, de uma banda desenhada que vais querer descobrir (ou redescobrir) no mês em que se assinala tão importante aniversário.

Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: