Os livros essenciais para os pais que estão a dar os primeiros passos

Ser pai não é tarefa fácil, mas ser pai de primeira viagem é uma missão ainda mais desafiante. Como não queremos que desesperes, sugerimos cinco livros para que a aventura da parentalidade seja o menos stressante possível.

Os Segredos da Encantadora de Bebés

Tracy Hogg e Melinda Blau

Depois de anos como enfermeira em vários hospitais, Tracy Hogg decidiu especializar-se em cuidados infantis. A alcunha de “encantadora de bebés” abriu caminho para a partilha dos seus conhecimentos. O livro que escreveu tornou-se um sucesso estrondoso desde a primeira publicação e pais de todo o mundo ficaram deslumbrados pelo seu método, que lhes permitia comunicar com os filhos recém-nascidos. Este é o livro que desmistifica a ideia de “não dormir” no primeiro ano do bebé e mostra que a parentalidade pode ser uma viagem bem calma.


A Psicóloga dos Miúdos 

Rita Castanheira Alves

Era ótimo que todas as crianças tivessem um manual de instruções, certo? Rita Castanheira ainda não consegue resolver este dilema, mas tenta dar uma ajuda a todos os pais. Conhecida como “a psicóloga dos miúdos”, escreveu um guia prático para ter sempre à mão, que te oferece dicas, regras e ideias para evitar birras e dramas na educação dos mais novos, sejam eles bebés, crianças ou adolescentes. Afinal, todos os pais ficam sem respostas e precisam de uma mãozinha extra, mesmo que nem sempre o admitam.


O Livro Que Gostaria Que os Seus Pais Tivessem Lido 

Philippa Perry

Todos os pais se preocupam com a possibilidade de serem maus pais. Todos. No entanto, é importante que percebam que nada é perfeito e que vão sempre cometer alguns erros. É precisamente isso que a psicoterapeuta britânica Philippa Perry tenta explicar neste livro recheado de conselhos sobre aceitar falhas, romper padrões negativos e gerir sentimentos. Com um estilo leve e descomplicado, a autora demonstra que, com alguma autorreflexão, é possível ter relações mais saudáveis com os filhos e os outros.


Yämmi para Mamãs e Bebés

Cozinhar é uma arte, mas também um ato de amor. Não admira, portanto, que a alimentação dos bebés seja uma preocupação tão grande que os pais dediquem muito do seu tempo a esta questão. Agora existe o livro ideal para aqueles que contam com a ajuda da Yämmi: são dezenas de receitas simples e adequadas a todas as fases, desde a gravidez aos primeiro ano do bebé, passando pelo aleitamento e pela introdução das sopas. Refeições para toda a família, que farão lembrar os pratos das nossas mães e avós.


60 Atividades Montessori para o Meu Bebé

Marie-Hélène Place

Maria Montessori, pedagoga e médica italiana, ficou conhecida pelo método educativo que criou e que ainda hoje é utilizado em escolas de todo o mundo. Foi nela que se inspirou Marie-Hélène Place para a criação deste guia que ajuda a preparar o ambiente do bebé e incentivar a sua curiosidade e atenção ao mundo que o rodeia. A melhor parte? São 60 sugestões para atividades que poderão ser colocadas em prática desde o nascimento até aos 15 meses, com o objetivo de criar um bebé mais autónomo e atento.

Por: Inês Pereira

Gostou? Partilhe este artigo: