Chico Buarque, Greta Thunberg, Bill Bryson e outras sugestões de leitura para dezembro

O último mês de 2019 traz consigo grandes novidades literárias e uma magia renovada às principais tendências do mês.

Essa Gente

Chico Buarque

Eis o muito aguardado primeiro livro de Chico Buarque – o sexto romance do popular artista brasileiro – desde a conquista do Prémio Camões. Tendo lugar no Rio de Janeiro, Essa Gente dá-nos a conhecer a história de um escritor desiludido e em evidente decadência que, apesar das agruras, apresenta várias semelhanças com o próprio Chico Buarque. Um dos grandes lançamentos do final de 2019.


O Corpo: Um Guia para Ocupantes

Bill Bryson

“Há muito tempo, quando eu era aluno do ensino secundário na América, lembro-me de um professor de Biologia me ter ensinado que todos os químicos que compõem um corpo humano podiam ser adquiridos numa drogaria por cinco dólares ou coisa parecida.” É com esta bizarra curiosidade que arranca este igualmente bizarro “manual de instruções” do autor de obras como Breve História de Quase Tudo, que desta vez se debruça sobre o próprio corpo que ocupamos.


Mister Jesus

Rui Pedro Braz

Foi no final de novembro que Jorge Jesus alcançou o seu maior feito em 30 anos de carreira como treinador de futebol. Depois das conquistas “domésticas” com Sporting Clube de Braga, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, mudou-se para o Brasil e, com as cores do Flamengo, tornou-se o homem do momento ao vencer a Taça Libertadores e o Brasileirão. Rui Pedro Braz, comentador desportivo, assina este novo livro sobre uma das maiores figuras do futebol português.


A Nossa Casa Está a Arder

Greta Thunberg

O aviso que serve de título é de Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental sueca que passa este mês pelo nosso país antes de viajar para Madrid, onde participará na COP25, cimeira sobre alterações climáticas. Em A Nossa Casa Está a Arder, Greta começa por contar a sua história mas passa gradualmente para as questões ambientais que a apoquentam, chegando mesmo a escrever: “Esta podia ser a minha história. Podia ser quase uma autobiografia. Mas as autobiografias não me interessam para nada. As coisas importantes para mim são outras.”


Um Conto de Natal

Geronimo Stilton

É um daqueles clássicos que não pode faltar no Natal. A história do avarento Ebenezer Scrooge, visitado por três espíritos na véspera de Natal, é uma das mais conhecidas de Charles Dickens, mas também a podes ler aqui, com uma nova roupagem e algumas liberdades criativas à mistura, nesta adaptação assinada pelo mais popular rato-editor do mundo, Geronimo Stilton.


Sísifo: Ensaio Sobre a Repetição em Sessenta Saltos

Gregorio Duvivier e Vinicius Calderoni

Gregorio Duvivier, um dos fundadores do popular grupo brasileiro de comédia Porta dos Fundos, está de regresso a Portugal para nos apresentar, em vários palcos nacionais, um novo monólogo baseado em Sísifo, personagem da mitologia grega que foi condenado pelos deuses a empurrar eternamente uma pedra até ao topo de uma montanha. Neste livro, tens a oportunidade de ler o texto deste novo espetáculo.


Mais Pesado do que o Céu

Charles R. Cross

É uma das principais novidades deste final do ano, mas ainda chega a tempo de alegrar o Natal daquele amigo que é fanático pelos Nirvana. Esta biografia definitiva de Kurt Cobain nasce de uma investigação de quatro anos, feita pelo jornalista Charles R. Cross, o mesmo que já escreveu sobre Jimi Hendrix e as vocalistas dos Heart. Mais de 25 anos após a sua morte, queres conhecer melhor o ícone que popularizou o grunge?


The Witcher: O Terceiro Desejo

Andrzej Sapkowski

É uma coleção de livros de fantasia baseada na mitologia eslava. Uma série de banda desenhada. Uma série de videojogos. E, a partir de 20 de dezembro, também uma série que poderás ver na Netflix, com Henry Cavill no principal papel. Enquanto esperas para ver na televisão esta história sobre um caçador de monstros solitário, com poderes sobrenaturais, deixa-te prender à incrível saga de livros que a inspiraram.


As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo

Diogo Freitas do Amaral

Natal é, na sua razão original, uma celebração de Jesus Cristo, o que justifica pelo menos uma leitura sobre uma das mais influentes figuras religiosas de todos os tempos. Neste ensaio de Diogo Freitas do Amaral, falecido no início de outubro, exploram-se as ideias de Jesus através de um prisma menos discutido: as suas revolucionárias filosofias a nível político e social.


Star Wars: Somos a Resistência

No final deste ano chega-nos um presente muito especial – e ainda antes do Natal. Com estreia marcada para dia 19 de dezembro, Star Wars: A Ascensão de Skywalker é o nono episódio da icónica saga cinematográfica iniciada por George Lucas e agora dirigida por J. J. Abrams. Para abrir o apetite dos fãs mais jovens enquanto não estreia o filme, oferece-lhes esta história ilustrada focada no novo elenco de personagens.

Gostou? Partilhe este artigo: