9 livros que te desafiam a pensar de forma diferente

Costumas passar muito tempo a pensar sobre o mundo em que vivemos? Sobre o passado, o presente e o futuro? Acreditas que o saber não ocupa lugar? Então não vais querer perder as sugestões que temos para ti: autênticas ferramentas que te vão ajudar a formar o teu pensamento.

1984-orwell-revista-estante-fnac

1984

George Orwell

Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell, 1984 tornou-se muito mais do que um livro. Já inspirou séries, filmes, banda desenhada e até uma ópera. Do nome do autor nasceu até um adjetivo: orwelliano passou a referir-se a algo totalitário, opressivo. E é este o tema principal do livro: um Estado impõe um regime totalitário numa sociedade dominada pelo medo e pela repressão. Apesar de contar a história no futuro, Orwell inspirou-se em regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, fazendo uma profunda reflexão e crítica social. É um clássico obrigatório.


serva-revista-estante-fnac

A História de Uma Serva: Novela Gráfica

Margaret Atwood e Renée Nault

A História de Uma Serva é um dos livros mais influentes e lidos em todo o mundo. Surge agora adaptado a uma novela gráfica, igualmente chocante, provocadora e profética. Neste volume conhecemos uma nova ordem social, na qual as mulheres férteis têm um único propósito: conceber filhos para a elite estéril. Naquele regime, o trabalho, a leitura, a independência e as opiniões são-lhes vedados. É uma leitura indispensável, pois ajuda-te a refletir sobre questões como o machismo, a repressão, a liberdade de expressão e a violência contra as mulheres.


arte-logica-revista-estante-fnac

A Arte da Lógica num Mundo Ilógico

Eugenia Cheng

Se há livro que dá ferramentas para formar ideias e opiniões é este. Há até quem diga que todos os chefes de Estado deviam lê-lo, pois ajuda a pensar de forma mais clara. Desde o casamento entre pessoas do mesmo sexo até aos privilégios dos caucasianos, são muitos os temas que Eugenia Cheng resume a uma complexa fórmula matemática. A autora defende ainda que lógica e alógica devem andar de mãos dadas para se lidar com um mundo infetado por intolerância e sexismo.


europa-revista-estante-fnac

Breve História da Europa

Raquel Varela

Esta Breve História da Europa é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos do século XX, com enfoque na temática do trabalho e nas lutas dos trabalhadores. Raquel Varela defende que a História não se repete mas nos ensina, e que é nela que devemos procurar respostas e alternativas para o presente e para o futuro. De 1917 a 2017, faz-se a retrospetiva das duas Guerras Mundiais, da Revolução Russa, do nazismo e do Holocausto, das Frentes Populares, da Guerra Fria, da Revolução Portuguesa, da queda do Muro de Berlim, entre muitos outros acontecimentos.


vermelhos-revista-estante-fnac

Sob Céus Vermelhos

Karoline Kan

Karoline Kan nasceu em 1989, o ano do massacre na Praça de Tiananmen. A sua geração esteve sempre envolvida entre a política autoritária da China e a sua tecnologia ultramoderna, associada ao boom económico. Hoje é jornalista e, neste livro, escreve um relato não ficcional e na primeira pessoa. Recorre à história da família para desvendar como os seus antepassados viveram vários períodos históricos e, através dessas vivências, dá a conhecer múltiplas vertentes sociais e culturais da China.


cerebro-revista-estante-fnac

Cérebro e Género

Daphna Joel e Luba Vikhanski

Um argumento audaz é exposto neste livro: a refutação da noção de que existem cérebros masculinos e outros femininos. Baseando-se nos mais recentes estudos científicos, Daphna Joel e Luba Vikhanski explicam que cada cérebro humano é uma mescla ou um mosaico único de características masculinas e femininas, dificilmente classificáveis em duas categorias estanques. Cérebro e Género sugere que libertar-nos dos estereótipos binários de género pode ajudar-nos a alcançar todo o nosso potencial humano.


eutanasia-revista-estante-fnac

Eutanásia em Portugal: Quem Tem Medo do Referendo?

Miguel Oliveira da Silva

O antigo presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida já há quatro anos que defende a realização de um referendo sobre a eutanásia. Segundo o autor, médico e professor de Bioética, a maioria da Assembleia da República não tem mandato nem delegação para decidir sobre uma questão de vida e morte. Miguel Oliveira da Silva afirma neste livro que o recurso ao referendo é a única saída aceitável nas circunstâncias atuais e concretas.


respostas-revista-estante-fnac

Breves Respostas às Grandes Perguntas

Stephen Hawking

A raça humana irá sobreviver na Terra? Há outros tipos de vida inteligente no universo? Deus existe? A inteligência artificial irá ultrapassar-nos? Estas são algumas das perguntas feitas a Stephen Hawking ao longo dos anos em que se dedicou à ciência. Baseado nas informações que disponibilizou em forma de ensaios, palestras e discursos, este seu trabalho póstumo reflete sobre as maiores perguntas com que a humanidade se depara.


universo-revista-estante-fnac

Universo Humano

Brian Cox e Andrew Cohen

Universo Humano é um ensaio sobre como o tempo, a física e a química se uniram para criar uma criatura (o Homem) que se admira com a sua própria existência, ajudando-nos a formular perguntas sobre as nossas origens, o nosso lugar no universo e o nosso destino. Os próprios autores surpreendem-se pelo facto de há dois milhões de anos sermos macacos e agora sermos astronautas. E por isso ter acontecido, até onde se sabe, em nenhum outro lugar. É algo que merece uma celebração.

Por: Sónia Castro

Gostou? Partilhe este artigo: