Livros de Eduardo Lourenço na Casa da Escrita

A Câmara Municipal de Coimbra inaugurou no sábado, dia 29 de novembro, a Sala Eduardo Lourenço, na Casa da Escrita. Este espaço passa a receber três mil livros da coleção do escritor que, durante a sua época de estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na década de 1940, visitou algumas vezes a Casa da Escrita.

Naquela biblioteca, que Eduardo Lourenço descreve como “extraordinária”, encontrava “tudo o que era interessante daquela época”. A Casa da Escrita, renovada recentemente, foi antes a casa do poeta João José Cochofel e lugar onde a geração neorrealista se reunia.

Com uma maioritária presença de obras da literatura portuguesa, na Sala Eduardo Lourenço pode também encontrar livros de História, literatura estrangeira, História de Portugal, Arte e uma Bíblia. Nas estantes deste espaço, pode encontrar autores como Walt Whitman, Harold Bloom, José Eduardo Agualusa, Vassili Grossman, Miguel Torga, Cesário Verde, Rui Zink, Jorge de Sena, José Marmelo e Silva, Bernard-Henri Lévy, Fernando Namora, Antero de Quental, Rui Cardoso Martins ou Maria Gabriela Llansol.

Gostou? Partilhe este artigo: