Os livros que chegam ao grande ecrã este verão

livro-filmes-series-estante-fnac

O verão é a estação certa para uma maratona de filmes, mas também ainda vais a tempo de leres os livros que estão na origem destas adaptações que chegam ao cinema no verão.

The little book of X-men

The Little Book of X-Men

Roy Thomas

Uma das mais célebres aventuras vividas pelos X-Men na banda desenhada acaba de ser transposta para o cinema. Em X-Men: Fénix Negra, Jean Grey (interpretada no grande ecrã por Sophie Turner) desenvolve poderes que a transformam gradualmente numa das mais poderosas entidades do universo. O problema é que este processo lhe custa igualmente a sua sanidade e apenas os X-Men poderão parar a autodenominada Fénix Negra. Esta é apenas uma de muitas aventuras referidas neste “pequeno livro” que Roy Thomas criou sobre a nossa superequipa de mutantes preferida.


A-Dictionary-of-Tolkien

A Dictionary of Tolkien

David Day

Mesmo sem o aval da família do autorTolkien chegou aos cinemas em junho de 2019. O filme retrata as primeiras três décadas de vida do escritor de clássicos como O Hobbit O Senhor dos Anéisdesde o tempo em que ficou órfão até à sua participação na Primeira Guerra Mundial ao serviço do exército britânico. Foi a sua experiência durante a guerra que lhe serviu de inspiração para muitos dos seus livros. No entanto, David Day atreve-se a afirmar que O Senhor dos Anéis, por exemplo, era uma preocupação secundária. A grande prioridade de Tolkien era criar o mundo mitológico da Terra Média, no qual se desenrolam as obras do escritor, agora compilado em toda a sua fauna, flora, tribos, raças e espécies em A Dictionary of Tolkien.


Toy Story 4

Toy Story 4: A Aventura da Realidade Aumentada

Disney

Nove anos após o terceiro filme de Toy Story – o mais longo interregno desde a estreia do primeiro filme animado, em 1995 –, Woody (Tom Hanks), Buzz Lightyear (Tim Allen) e companhia voltam ao cinema com um novo amigo, Forky (Tony Hale), para um regresso que não desilude. Enquanto não vês o filme, podes matar saudades com este livro que dá vida aos icónicos bonecos da Pixar através de uma aplicação no telemóvel e do uso da realidade aumentada. Sabias que, se clicares em Woody, ele percebe imediatamente que é um sinal para fingir que é um boneco “normal”? E que podes controlar o laser de Buzz?


o-sol-tambem-e-uma-estrela

Edição em inglês:
The Sun is Also a Star

O Sol Também é Uma Estrela

Nicola Yoon

Nicola Yoon já está acostumada a ver os seus livros adaptados ao cinema. “Tudo, Tudo e Nós foi comprado antes de o livro sair. Como correu tão bem, o director da Warner Bros., que tinha lido O Sol Também é Uma Estrela, ligou-me e disse que iam fazer o mesmo com o segundo livro”, explicou a autora numa entrevista. Este é o segundo romance young adult de Nicola Yoon, que apesar de se autoconfessar uma romântica incurável tem o estranho hábito de escrever sobre relações que parecem condenadas ao fracasso. Neste caso é o perigo da deportação que ameaça o final de feliz da história de amor entre uma jamaicana e um coreano que vivem nos Estados Unidos.


The Little Book of the Amazing Spider Man

The Little Book of the Amazing Spider-Man

Roy Thomas

Depois do sucesso de Vingadores: Endgame que, com mais de 2,77 mil milhões de dólares arrecadados em bilheteira, se tornou o segundo filme mais visto de todos os tempos depois de Avatar, a fasquia não podia estar mais elevada para Homem-Aranha: Longe de Casa, o 23.º filme do Universo Cinematográfico Marvel. Esta sequela de Homem-Aranha: Regresso a Casa abraça abertamente o conceito de comédia ao mesmo tempo que introduz personagens como Mysterio. Para não perderes o fio à meada no meio de tantos filmes e livros de banda desenhada, The Little Book of the Amazing Spider-Man ajuda-te a perceber a evolução do aracnídeo mais popular da nona arte desde que foi criado em 1962.


Rei-Leao-Mini-Contos

Rei Leão: Mini-Contos

Disney

Num verão marcado por sequelas e remakes em live action de filmes de animação, chega a vez de O Rei Leão. A nova versão deste filme de 1994 mantém James Earl Jones na voz de Mufasa e estreia Donald Grover como Simba e Beyoncé como Nala. Com recurso a realidade virtual, o realizador Jon Favreau revelou que a intenção era criar uma espécie de “documentário em live action” que mantivesse a mensagem original. Se os mais novos aí de casa ainda não a conhecem, podes aproveitar o tempo que falta até à estreia para os introduzires com os mini-contos deste livro.


Ate-ao-Fim-do-Mundo
Edição em inglês:
Where’d You Go Bernadette

Até ao Fim do Mundo

Maria Semple

Depois de a data de estreia ter sido adiada quatro vezes, a adaptação de Até ao Fim do Mundo, à qual foi atribuído o título Onde Estás, Bernadette?, chega ao cinema mais para o fim do verão. A trama segue a procura de uma filha pela mãe, a desaparecida Bernadette que, para se esconder da família e amigos, leva todos a acreditar que planeou uma viagem até ao fim do mundo. O estilo narrativo de Maria Semple, que recorre a e-mails, transcrições telefónicas e relatórios policiais para construir a história, terá certamente sido um dos grandes desafios da adaptação ao cinema deste romance finalista do Women’s Prize for Fiction.

PARA VERES NA TELEVISÃO

Mentes-Inquietas-Stranger-Things

Edição em inglês:
Suspicious Minds

Stranger Things: Mentes Inquietas

Gwenda Bond

Nem só de cinema se faz um verão cheio de histórias. Até porque Stranger Things, uma das mais populares séries da Netflix, acaba de estrear a sua terceira temporada. Se não te cansas deste universo fantástico criado pelos irmãos Duffer, vais gostar de o acompanhar também em livro. Mentes Inquietas, o primeiro romance baseado na série, é uma prequela que acompanha Terry Ives, a mulher que haveria de dar à luz uma menina chamada Jane, mais conhecida hoje em dia por Eleven. Mais uma aventura que não podes perder.

Por: Tatiana Trilho

Gostou? Partilhe este artigo: