7 livros que tens de ter se és fã de Banksy e street art

street-art-banksy-livros-revista-estante-fnac

Se és fã de street art vais gostar de saber que, entre 14 de junho e 27 de outubro, a Cordoaria Nacional de Lisboa vai receber a exposição Banksy: Génio ou Vândalo. Para te preparares da melhor forma, recomendamos-te sete livros sobre arte urbana que tens mesmo de ler.

Wall-and-Piece

Wall and Piece

Banksy

É conhecido pela ideologia rebelde. Por pintar ruas, muros, pontes e até jardins zoológicos. Em Wall and Piece apresenta-nos uma narrativa visual inovadora, fazendo uso dos seus projetos artísticos para contar alguns dos principais episódios da sua vida ao mesmo tempo que explora a forma como a arte urbana é vista na atualidade – e chegando inclusive a comparar ratos a graffiters, porque também estes “existem sem permissão, são odiados e perseguidos”.


banksy

Banksy: The Man Behind the Wall

Will Ellsworth-Jones

Tem tanto de genial como de desconhecido e talvez por isso se tenha tornado um dos artistas urbanos mais famosos do mundo. Banksy esconde o nome, o rosto e a voz e são muito poucos aqueles que conhecem a sua verdadeira identidade, mas o secretismo não impediu o jornalista Will Ellsworth-Jones de explorar os mistérios do artista. Em Banksy: The Man Behind the Wall, explica porque é que Banksy prefere manter-se no anonimato, porque passou do desenho à mão livre para estêncil, entre outras curiosidades que vais gostar de descobrir.


world-atlas-street-art-graffiti

The World Atlas of Street Art and Graffiti

Rafael Schacter

Sabias que graffiti foi, em tempos, predominantemente associado a gangues latinos? Para acabar com este estereótipo, Rafael Shacter criou The World Atlas of Street Art and Graffiti. Além de funcionar como um guia crítico sobre a estética da arte urbana internacional, é também um autêntico atlas. É que o autor reuniu um conjunto de artistas urbanos de vários países e explorou geograficamente cada contexto histórico das suas obras, mostrando no processo a arte que se vai fazendo nas ruas de todo o mundo.


street fonts

Street Fonts

Claudia Walde

Já reparaste que todos os graffiti têm estilos diferentes? Claudia Walde, mais conhecida pelo nome artístico de MadC, é graffiter, designer, escritora e durante dois anos colecionou letras de alfabeto de 154 artistas oriundos de 30 países diferentes. Foi um desafio que lançou aos artistas com que se foi cruzando: apresentarem numa única página as 26 letras do alfabeto de acordo com o seu próprio estilo visual. Tudo para mostrar as diferentes abordagens que existem nas culturas de graffiti e street art de todo o mundo.


Street-Art-Lisbon-Livro-2

Street Art Lisbon 2

AA. VV.

Já terás certamente reparado nos graffiti que estão espalhados em Lisboa. Agora, além de os observares, vais poder guardá-los na tua estante. O segundo volume de Street Art Lisbon está recheado de fotografias de obras de arte urbana assinadas por nomes como Vhils, Bordallo II, e Tamara Alves, entre outros. Funciona igualmente como um roteiro da capital portuguesa, ou não incluísse um mapa com todos os locais e as respetivas coordenadas de GPS, para o caso de quereres visitar as obras descritas.


Street-Art-Tecnicas-e-Materiais-Para-Arte-Urbana

Street Art: Técnicas e Materiais para Arte Urbana

Benke Carlsson e Hop Louie

E se artistas urbanos como Benke Carlsson e Hop Louie reunissem num único livro todos os seus conhecimentos para te ajudar a tornar um ás em street art? É o que acontece neste manual em que podes aprender a apurar técnicas tão distintas como estêncil, serigrafia e até mesmo Photoshop – e descobrir qual é a melhor maneira de as aplicar. O livro certo para perceberes o caminho (ou caminhos) que mais gostarias de seguir.


graffiti school

Graffiti School: A Student Guide

Chris Ganter

Tens dúvidas sobre quando utilizar a lata de spray? Precisas de reforçar as tuas habilidades para transferires um trabalho em papel para uma parede? Chris Ganter escreveu um guia com todas as dicas essenciais para um estudante de arte, mostrando-te inclusive o caminho para criares o teu próprio estilo. Graffiti School: A Student Guide é um livro ilustrado que também ajuda os professores a preparar as aulas de graffiti, recheado de conselhos práticos e sugestões de exercícios.

Por: Inês Martins

Gostou? Partilhe este artigo: