Livro premiado de Mário Cruz chega à Fnac do Porto

mario-cruz-revista-estante-fnacFotografia: Bruno Colaço/4SEE

Talibes: Modern Day Slaves. “Os escravos dos tempos modernos”, diríamos em português. Este é o livro que, este ano, valeu a Mário Cruz três dos maiores prémios de fotografia. Depois do lançamento oficial na capital, o fotojornalista apresenta a obra ao público nortenho, esta sexta-feira, 16 de dezembro, na Fnac NorteShopping, às 21h30.

A obra – composta por 70 fotografias a preto e branco capturadas no verão de 2015 – é um testemunho do tráfico, exploração infantil e abusos a que são submetidas crianças e adolescentes de escolas corânicas no Senegal. Surgiu, como o próprio autor explicou à Estante, da “absoluta necessidade de criar uma prova física do sofrimento de mais de 50 mil crianças”.

“Quero acreditar que é mais do que um livro. Fico muito feliz por saber que será distribuído por escolas, bibliotecas e associações locais no Senegal e na Guiné-Bissau, porque só através do conhecimento é que estas realidades poderão mudar”, sublinhou ainda.

Disponível em edição quadrilingue (português, inglês, francês e árabe), o livro foi reconhecido em dose tripla este ano com o conceituado prémio World Press Photo na categoria Temas Contemporâneos, com o Pictures of the Year Internacional, no qual Mário Cruz ocupou o terceiro lugar, e ainda com o Estação Imagem, considerado o mais prestigiante prémio do fotojornalismo em Portugal.

Gostou? Partilhe este artigo: