O Livro dos Grandes Direitos das Crianças: para sonhar e ser livre


Um livro para…
Todas as crianças. Mas também para os seus pais e educadores.

Artigo n.º 1
“Todas as crianças têm o direito de sonhar com um futuro mais verde e menos cinzento.”

Se gostaste deste livro, é provável que também gostes de…
Os Direitos das Crianças
(Luísa Ducla Soares)
Ouvir o Que a Criança Não Diz
(Miguel Mealha Estrada)
A Cruzada das Crianças
(Afonso Cruz)

Sabias que todas as crianças têm o direito de brincar ao faz-de-conta? E de ficar mais cinco minutinhos na cama? É o que nos explica O Livro dos Grandes Direitos das Crianças.


O LIVRO


O Livro dos Grandes Direitos das Crianças é uma compilação de direitos que assistem qualquer criança. Mas não se fica apenas pela enumeração dos dez direitos fundamentais proclamados pela Organização das Nações Unidas em 1959.

Na verdade, o livro reúne 40 direitos que vão desde o que todas as crianças têm de “receber um número ilimitado de beijinhos, miminhos e abraços sem ter de haver um motivo para isso” ao de “ter medinhos e medões de fantasmas, de coisas estranhas que moram debaixo da cama, de um teste surpresa ou do cão mau daquele vizinho mal-humorado”.

A acompanhar cada um destes 40 artigos que legitimam os vários direitos estão belas ilustrações que prometem encher a vista de qualquer criança – bem como de qualquer adulto que a acompanhe na leitura. No final, as crianças são convidadas a criarem o seu próprio direito e de fazerem um desenho para o ilustrar.


OS AUTORES


Marcelo Lourenço é brasileiro, mas vive em Portugal há quase duas décadas, trabalhando como redator publicitário há ainda mais tempo. É o autor dos textos de O Livro dos Grandes Direitos das Crianças, o seu primeiro livro. As ilustrações, por sua vez, ficaram a cargo do também brasileiro Hiro Kawahara, que no seu país natal é conhecido como o autor das famosas toalhinhas das bandejas do McDonald’s.


O GANCHO


Originalmente publicado no Brasil em 2011, O Livro dos Grandes Direitos das Crianças surge agora em edição portuguesa, no formato de capa dura, com a importante função de ensinar a todas as crianças os direitos pelos quais se devem sempre bater. Mas existe um atrativo extra: por cada livro vendido, um euro reverte a favor da associação Corações com Coroa. Uma missão duplamente benéfica, portanto.

Gostou? Partilhe este artigo: