O Meu Livro Deste Verão: Afonso Cruz

O escritor e ilustrador Afonso Cruz revelou-nos o livro que está atualmente a ler. Use a hashtag #omeulivrodesteverao a acompanhar uma foto nas redes sociais e partilhe também o último livro que leu ou que planeia ler este verão. 

Qual é o seu livro deste verão?

O Imenso Adeus, de Raymond Chandler. É divertido e charmoso viver naquele ambiente com ventoinhas no tecto, frases espirituosas, whisky contrafeito, louras fatais, sombras de persiana e, claro, contas por pagar. Raymond Chandler era uma espécie de poeta do policial negro, capaz de arriscar comparações entre o perfume de uma mulher e o Taj Mahal à meia-noite. O livro é pequeno o suficiente para andar connosco no bolso, não há desculpa para não ler, seja na praia ou na fila do supermercado.


O que significa para si a palavra “ler”?

É sempre um reducionismo definir o ato de ler, mas uma das coisas que mais me fascina na leitura é a interpretação, a possibilidade de um livro ter, dentro dele, muito mais do que um conjunto de letras organizadas de determinada forma. E, como disse noutra ocasião, ler é uma maneira de ser. É uma atividade formadora, que nos constrói, que nos faz crescer.


Gostou? Partilhe este artigo: