Literatura de viagens da Tinta da China: uma coleção para viajantes

coleção-viajantes-revista-estante-fnac

Iniciada em 2008 pelas mãos de Carlos Vaz Marques, a coleção de literatura de viagens da Tinta da China é hoje a principal referência nacional no que respeita à publicação de obras deste género. São já mais de quarenta os títulos que nos permitem conhecer novas paragens sem sair de casa, escritos por autores nacionais e internacionais que nos levam pelos quatro cantos do mundo… e por vezes além deste. 


a-viagem-dos-inocentes

A Viagem dos Inocentes
Mark Twain
“O modo como Mark Twain descreve a passagem pelos Açores é quase cruel, no retrato que traça dos portugueses, na ilha do Faial. Também por isso, este é um livro que há muito devia ser conhecido do leitor português. Nunca ninguém perdeu nada aprendendo a rir-se de si próprio.”
Carlos Vaz Marques

crepusculo-em-italia

Crepúsculo em Itália
D. H. Lawrence
“Se isto é literatura de viagens, é literatura de viagens in excelsis – para lá do espetáculo, para lá da experiência, para lá da interpretação até, mergulhando em meandros espirituais mais profundos.”
Jan Morris

Hav

Hav
Jan Morris
“Conta-se que, pouco depois da primeira publicação deste livro, em 1985, diversas agências de viagens britânicas começaram a ser questionadas por alguns clientes acerca de um destino para o qual não havia qualquer pacote turístico disponível.”
Carlos Vaz Marques

jerusalem

Jerusalém: Ida e Volta
Saul Bellow
“Este é um livro político. Sê-lo-ia mesmo que o autor pretendesse evitá-lo. Como tudo o que diz respeito a Israel, é um relato votado, desde o início, à controvérsia.”
Carlos Vaz Marques

japão-lugar-estranho

O Japão é Um Lugar Estranho
Peter Carey
“Peter Carey conduz o filho e é conduzido (levando-nos também nessa viagem) pelos labirintos de uma cultura cheia de códigos mais ou menos impenetráveis para um estrangeiro.”
Carlos Vaz Marques

mi-buenos-aires-querido

Mi Buenos Aires Querido
Ernesto Schoo
“Este livro, escrito com sabedoria e muito amor, provoca-me ciúmes. Ciúmes porque a Buenos Aires que Schoo ama tem pontos em comum com a Buenos Aires que eu amo. Ciúmes porque há coisas que Schoo nos revela que me fazem vergonha de não as saber.”
Carlos Quevedo

morte-na-persia

Morte na Pérsia
Annemarie Schwarzenbach
“Um relato de viagens como nenhum outro. Annemarie parte para tentar escapar à ascensão alarmante do nazismo na Europa mas também à família, à infelicidade amorosa e à sua própria depressão.”
Carlos Vaz Marques

na-siria

Na Síria
Agatha Christie
“Foi no deserto sírio, no intervalo dos cacos, que Agatha Christie escreveu muitos dos seus crimes. Na Síria é a memória de como foi inteiramente feliz ali. Os árabes gostavam quando ela chegava. Tudo a fazia rir.”
Alexandra Lucas Coelho

nova-iorque

Nova Iorque
Brendan Behan
“Excecional e engenhoso monólogo, o livro de Brendan Behan é um solilóquio tão emotivo quanto humorístico sobre a cidade de Nova Iorque, que o autor considera (eu também) o lugar mais fascinante do mundo.”
Enrique Vila-Matas

o-colosso-de-maroussi

O Colosso de Maroussi
Henry Miller
“Se ao ler este livro o leitor não sentir nem por um instante o irreprimível impulso de embarcar de imediato a caminho da Grécia, isso só pode significar que é alguém imune ao sortilégio das palavras, alguém para quem a literatura de nada serve.”
Carlos Vaz Marques

viva-mexico

Viva México
Alexandra Lucas Coelho
“Alexandra Lucas Coelho percorre o país de Zapata um século depois da revolução e indigna-se, aflige-se, comove-se, ri e chora e faz- -nos participar de tudo isso. Nós vamos com ela e como ela, ao lado dela, não somos turistas, somos viajantes. Imunes ao pecado mortal da indiferença.”
Carlos Vaz Marques

 

 

PARA VIAJAR

PELA FICÇÃO

dicionario-de-lugares-imaginarios

Dicionário de Lugares Imaginários
Alberto Manguel e Gianni Guadalupi
Nem todas as viagens têm de ser reais. Neste guia com mais de mil páginas, viajamos por 1200 lugares que só existem nos livros. Porque, como diz Manguel, não é por não ser captado pelo Google Earth que um lugar não existe.

OUTRAS VIAGENS NESTA COLEÇÃO


A Estrada para Oxiana
Robert Byron
Caderno Afegão
Alexandra Lucas Coelho
Cadernos Italianos
Eduardo Pitta
Caminhar no Gelo
Werner Herzog
Carnaval no Fogo
Ruy Castro
Cartas do Meu Magrebe
Ernesto de Sousa
Cartas Persas
Montesquieu
Da Amazónia às Malvinas
Beatriz Sarlo
Dália Azul, Ouro Negro
Daniel Metcalfe
Disse-me Um Adivinho
Tiziano Terzani
Era Uma Vez em Goa
Paulo Varela Gomes
Espanha
Jan Morris
Histórias de Londres
Enric González
Histórias de Nova Iorque
Enric González
Histórias de Roma
Enric González
Histórias Etíopes
Manuel João Ramos
Mais Um Dia de Vida
Ryszard Kapuściński
O Murmúrio do Mundo
Almeida Faria
Paris
Julien Green
Os Primos da América
Ferreira Fernandes
Sibéria
Olivier Rolin
Terra Nullius
Sven Lindqvist
Um Gentleman na Ásia
Somerset Maugham
Uma Ideia da Índia
Alberto Moravia
Vai, Brasil
Alexandra Lucas Coelho
Veneza
Jan Morris
Viagem a Tralalá
Wladimir Kaminer
Viagem à Volta do Meu Quarto
Xavier de Maistre
Viagem de Autocarro
Josep Pla

 

Gostou? Partilhe este artigo: