Literatura fantástica em meio digital

De acordo com Rüdiger Wischenbart, consultor austríaco para o mercado livreiro mundial, jornalista de cultura e literatura, 2013 foi o ano de viragem para o mercado do ebook. E isto explica-se com o lançamento de lojas de ebooks pela Amazon e pela Apple nos últimos anos. A promoção do ebook ganhou terreno, bem como a venda de dispositivos de leitura pelos principais lojistas (nomeadamente Casa del Libro e a Fnac), o que abre as portas a um novo mercado. Atualmente, os grandes grupos de distribuição de livros já começam a lançar algumas obras em papel e em simultâneo em digital.

Um género de literatura que se dá bem com o meio Digital é a literatura fantástica. Desde o sucesso de O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien e de As Crónicas de Nárnia de C.S. Lewis ou As Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, que a literatura do fantástico tem atraído mais seguidores.

A trilogia de Joe Abercrombie The First Law Trilogy, que inclui os volumes The Blade Itself, Before They Are Hanged e The Last Argument of Kings, é ideal para os adeptos das histórias que misturam magia e lutas de poder em cenários medievais. Já Scott Lynch, com Gentleman Bastards para kobo by Fnac, permite aos seus leitores continuarem a seguir as aventuras de Locke Lamora em sete romances sem ocupar espaço na prateleira. Outra sugestão do género é Steven Erikson, o autor da série Malazan, ideal para quem gosta de épicos de grandes dimensões: a história conta-se em 10 volumes: com o Gardens of the Moon, publicado em 1999, e terminou em fevereiro de 2011 com The Crippled God. E todas estas páginas sem ocupar espaço.

Conheça o universo do fantástico em www.malazanempire.com
Mais informações sobre o trabalho e vida do autor da The First Law Trilogy em www.joeabercrombie.com
O estudo sobre o Mercado Global do ebook está em www.wischenbart.com
Navegue no site oficial de Steven Erikson para conhecer outras obras do autor: www.stevenerikson.com

Gostou? Partilhe este artigo:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *