O que leste no Dia Mundial do Livro?

Quem parou para ler na FNAC
Álvaro Cordeiro
Ana Isabel Arroja
Ana Laíns
Ana Saragoça
André Canhoto Costa
António Castro
Cuca Roseta
David Soares
Deana Barroqueiro
Dulce Braga
Filipa Fonseca Silva
Filipa Martins
Hugo Mezena
Inês Nunes Pimentel
Isabel Valadão
Margarida Fonseca Santos
Margarida Vieitez
Maria João Lopes
Miguel Silva de Jesus
Nuno Nepomuceno
Nuno Tiago Pinto
Paulo Moura
Pedro Mexia
Ricardo Amorim
Rui Zink
Sara Sá
Teolinda Gersão
Vera Roquette

A FNAC acredita que a melhor forma de celebrar o livro é lendo. Por isso, convidou dezenas de autores para uma maratona de cinco horas de leitura.

Na tarde do passado 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, muitos foram os que se sentaram no auditório da FNAC Colombo a ler e mais ainda os que se sentaram do outro lado a ouvir. A cantora Cuca Roseta, ávida leitora, marcou presença. Assume que ainda não se adaptou às plataformas tecnológicas e que os livros em papel são a sua maior companhia. Leu alguns poemas seus, compilados numa obra que será lançada em breve mas que já acompanha o seu mais recente álbum, Luz. Acredita que ler é essencial: “É algo de que não consigo abdicar e que me dá ferramentas para me conseguir expressar. Num livro descobrimos um mundo riquíssimo, onde todos os dias há palavras novas para aprender.” Foi com essa certeza que se sentou no auditório e leu.

Autores leem autores

Outro convidado foi Rui Zink, que escolheu ler Todos os Dias São Meus, de Ana Saragoça, que descreve como “uma novela muito bem escrita e divertida”. Questionado sobre se este tipo de eventos aproxima as pessoas da leitura e dos autores, afirmou: “Mal não faz, pois não? E não fazer mal, nos dias que correm, já é fazer o bem.” E continuou: “Foi uma gota e estou grato à FNAC por ser parte dela, mas imagine as centenas (ou mesmo milhares) de leituras em voz alta que houve mundo fora. Todas essas vozes juntas, dizendo alto, em bibliodiverso uníssono, as palavras escritas nos livros?” Imaginemos então, e esperemos que alguém escreva sobre isso para que outros leiam um dia.


Por: Rita Penedos Duarte
Fotografia: Bruno Colaço/4SEE

Gostou? Partilhe este artigo: