Kiko Martins sugere o que ler para pôr as mãos na massa

chef-kiko-martins-revista-estante-fnac

O último livro que Kiko Martins leu

A Marca dos Heróis

A Marca dos Heróis
Depois de ouvir histórias do povo da ilha de Creta, na Grécia, que guarda segredos ancestrais de força e resistência, Christopher McDougall decidiu percorrer o mundo à procura de exemplos semelhantes. O resultado é este livro, no qual dá a conhecer superatletas como praticantes de parkour em França, mestres de jiu-jitsu no Brasil ou os criadores de CrossFit nos Estados Unidos.

Queres ser um mestre da cozinha? Antes de partires para a prática, deves aprender a teoria. Mas não desesperes: o chef Kiko recomenda-te livros com “cábulas” indispensáveis.

Correu o mundo. Sentou-se à mesa com famílias de 26 países diferentes. Formou-se na conceituada Escola de Cozinha Cordon Bleu, em Paris, e é dono de dois restaurantes lisboetas: O Talho e A Cevicheria. O chef Kiko Martins tem apenas 38 anos mas já traçou um percurso ímpar na cozinha portuguesa. É inegável que a prática o colocou entre os melhores, mas e a teoria? Quão importante é para formar um chef de topo? O autor das obras Comer o Mundo, Jantaradas e A Cevicheria garante que é essencial.

Kiko Martins, que se considera um leitor “curioso, atento, eclético e democrático”, continua ainda hoje a pedir conselhos aos livros para aprumar a sua técnica. Desafiado pela Estante, o chef selecionou alguns títulos que acredita serem essenciais para quem quer seguir uma carreira culinária – ou para quem simplesmente se interessa e quer aperfeiçoar a arte de bem cozinhar.


O CHEF KIKO MARTINS RECOMENDA…


Cozinha Tradicional Portuguesa

Cozinha Tradicional Portuguesa
Maria de Lourdes Modesto

É a base do melhor que é feito em Portugal. Qualquer cozinheiro tem de conhecer o património português.

Nobu West

Nobu West
Nobu Matsuhisa

Um mestre da sofisticação… Trabalha a cozinha asiática com uma elegância ímpar.

As Minhas Receitas de Bacalhau

As Minhas Receitas de Bacalhau
Vítor Sobral

Uma panóplia de receitas de bacalhau pelas mãos de um mestre da cozinha.

Classic Vietnamese Cooking

Classic Vietnamese Cooking
Ghillie Basan

Uma das cozinhas mais interessantes do mundo, que vale a pena conhecer.

The Fat Duck Cookbook

The Fat Duck Cookbook
Heston Blumenthal

Foi o restaurante por onde passei que mais gostei! Um verdadeiro cientista da cozinha.


CHEF KIKO MARTINS NAS LIVRARIAS


Comer o Mundo
Comer o Mundo
Maria e Kiko Martins

Publicado em 2011, este é o livro no qual o chef e a sua mulher, Maria, partilham as experiências de uma viagem pelo mundo que os levou a mergulhar em diferentes culturas e gastronomias.

Jantaradas
Jantaradas
Kiko Martins

Português que é português gosta de receber amigos e familiares em casa, montar uma bela mesa e partilhar uma refeição saborosa durante horas a fio. Nesta obra, o chef partilha 80 receitas de vários cantos do mundo e truques infalíveis para brilhar em todas as ocasiões.

A Cevicheria
A Cevicheria
Kiko Martins

Acabado de chegar às livrarias, este é um conjunto de 40 receitas a que o chef Kiko se rendeu depois de viajar pelo mundo. Já sabes como preparar um bom ceviche, quinoto, bacalhau ou quinoa?


Por: Carolina Morais

Gostou? Partilhe este artigo: