Justice League: 8 livros que deves ler depois de veres o filme

Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Lanterna Verde e Caçador de Marte.

Foram estes os sete super-heróis que, em 1960, integraram a formação original da Liga da Justiça. O elenco foi-se alterando – consideravelmente – ao longo dos anos e, em 2011, por ocasião do relançamento dos Novos 52, a Liga da Justiça até conheceu uma nova origem, com Ciborgue a substituir o Caçador de Marte como membro fundador. Mas a razão da existência do grupo manteve-se: a união faz a força.

É precisamente essa a razão que leva à constituição deste supergrupo no filme de Zack Snyder que acaba de chegar aos cinemas. No seguimento de Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça, e perante a aparente morte do Homem de Aço, Bruce Wayne (Batman) e Diana Prince (Mulher-Maravilha) juntam-se para formar uma equipa de super-heróis que possa garantir a segurança do mundo na ausência de um dos seus principais defensores.

Depois de veres no grande ecrã como o recém-formado supergrupo se sai no combate ao perigoso Lobo da Estepe, sugerimos-te alguns livros para ficares por dentro das histórias que envolveram os vários membros da Liga da Justiça na banda desenhada.

3 LIVROS PARA CONHECERES A LIGA DA JUSTIÇA

Liga-da-Justica-Origem

Origem

Geoff Johns, Jim Lee e Scott Williams

Já foram escritas várias histórias que nos mostram a origem da Liga da Justiça, umas mais inspiradas do que outras, mas nenhuma como esta que fez parte do relançamento de 52 títulos da DC Comics, em 2011. Aqui, os sete heróis que haverão de formar a Liga da Justiça ainda não se conhecem pessoalmente – é divertido quando o Lanterna Verde percebe que o “poderoso” Batman é apenas um homem sem poderes mascarado de morcego –, mas veem-se forçados a confiar uns nos outros para evitarem que o vilão Darkseid conquiste a Terra.


Liga-da-Justica-Crise-de-Identidade-Vol-1

Crise de Identidade

Brad Meltzer e Rags Morales

Um supergrupo é feito de épicos e este Crise de Identidade é um épico. Tudo começa quando a mulher do Homem-Elástico, um dos membros da Liga da Justiça, é assassinada, dando início a uma desenfreada caça ao culpado por parte da restante comunidade de super-heróis. O medo de serem os próximos a perder um ente querido leva, no entanto, a que alguns percam o controlo. E surge-nos a questão: qual é a linha que separa um super-herói de um vigilante comum? Uma das melhores histórias da Liga da Justiça.


nova-ordem-mundial

Nova Ordem Mundial

Grant Morrison e Howard Porter

Se nem sempre os super-heróis são compreendidos ou aceites pela sociedade, o que dizer dos supergrupos? Neste livro assinado por Grant Morrison, um dos mais respeitados escritores de banda desenhada da atualidade, um grupo de marcianos chamado Hiperclã chega à Terra, aparentemente cheios de boas intenções, ganhando rapidamente o apreço da população, que em simultâneo passa a desconfiar dos super-heróis. Só que o Hiperclã esconde alguns segredos. E o destino do planeta pode muito bem depender da Liga da Justiça.

5 LIVROS PARA CONHECERES OS HERÓIS DO GRUPO

Super-Homem-Batman-Antologia

Antologia

Joe Kelly, Brad Meltzer, Neal Adams, Curt Swan e Jeff Lemire

Ao longo dos anos, muitas foram as ocasiões em que BATMAN e SUPER-HOMEM se encontraram, por vezes como amigos e por vezes como inimigos. Em Antologia, conhecemos algumas das aventuras vividas pelo duo em histórias que vão desde 1952 a 2014 e que incluem o trabalho em conjunto na Liga da Justiça. É um livro imprescindível para os fãs de qualquer um destes que são os mais populares super-heróis de todos os tempos.


mulher-maravilha

Quem é a Mulher-Maravilha?

Phil Jimenez, George Pérez, Allan Heinberg e Terry Dodson

Em junho, um dos maiores sucessos comerciais cinematográficos deste ano apresentou-nos a MULHER-MARAVILHA. Mas as capacidades desta personagem são melhor demonstradas em histórias como as que são integradas neste volume, uma das quais sobre uma guerra civil que chega a Themyscira, a sua ilha natal. Se, por outro lado, queres algo completamente diferente e nem te importas de fugir à banda desenhada, uma excelente opção para conhecer a origem desta heroína é Mulher-Maravilha: Dama da Guerra, um romance de Leigh Bardugo.


Aquaman-O-Abismo

O Abismo

Geoff Johns, Ivan Reis e Joe Prado

Muitas piadas foram feitas à custa de AQUAMAN ao longo dos anos, tendo especialmente como foco o facto de todo seu potencial enquanto super-herói residir no mundo aquático. Admitindo esta realidade e partindo dela enquanto mote para as ações de um herói que acha que precisa de provar o seu valor ao mundo, O Abismo é o livro certo para aprendermos a respeitar Aquaman enquanto super-herói e elemento valoroso da Liga da Justiça.


Flash-Renascer

Renascer

Geoff Johns e Ethan Van Sciver

“Este é o tipo de homem que eu esperava ser se os meus pais não tivessem sido assassinados”, disse um dia Batman. Referia-se a Barry Allen, o FLASH, que, tendo como principal talento uma velocidade sobre-humana, foi conquistando o público com a nobreza do seu caráter. No início deste livro, Barry é tido como morto. Mas regressa para investigar o assassinato da mãe, deparando-se no processo com muitos dos seus antigos amigos – e inimigos.


cyborg-unplugged

Unplugged

David F. Walker, Ivan Reis, Joe Prado e Adriano Lucas

Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha são inegavelmente as estrelas da Liga da Justiça, e Flash e Aquaman são geralmente tidos como personagens de apoio. Isto faz de CIBORGUE o underdog do grupo. O ex-elemento dos Novos Titãs, um humano tornado ciborgue depois de vários encontros com a morte, acrescenta, no entanto, uma aptidão importante para a Liga da Justiça, ao ser o único elemento capaz de manipular tecnologia. Porque é feito dela.

Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: