José Tolentino Mendonça

revista-estante-fnac-autores-toletino-mendonca

José Tolentino Mendonça

Naturalidade:
Machico, Madeira, Portugal

Data de nascimento:
15 de dezembro de 1965

Primeiro livro publicado:
Os Dias Contados (1990)

José Tolentino Calaça Mendonça nasce em Machico, na ilha da Madeira, mas logo aos 12 meses muda-se, com a mãe e os irmãos, para Angola, onde o pai já se encontra. Passa na cidade de Lobito grande parte da sua infância, e só aos oito anos regressa a Portugal e, novamente, à Madeira.

O interesse pelos livros chega três anos depois, quando entra no seminário e dá por si a viver numa casa com uma grande biblioteca. Descobre nesta altura Herberto Helder, autor que o fascina ao ponto de inspirar a escrita de um primeiro poema, A Infância de Herberto Helder, aos 16 anos. Pela mesma altura, começa a estudar Teologia e é ordenado padre em 1990, o mesmo ano em que edita o primeiro livro de poesia: Os Dias Contados.

Prossegue os estudos em Roma e, por fim, em Lisboa, onde concluí o doutoramento em Teologia Bíblica. Na Universidade Católica Portuguesa, acrescenta os papéis de capelão e professor ao de poeta. Ao longo da carreira, diversifica a sua obra também como ensaísta e tradutor, distinguindo-se ainda como Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e Consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, no Vaticano.

O seu valor enquanto escritor é reconhecido, entre outros, com a atribuição do Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio de Ensaio PEN Clube Português (2004) e o Prémio Literário da Fundação Inês de Castro (2009). Detém ainda o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: