É um dos personagens mais falados do momento na ficção. O que se sabe sobre Jon Snow?
Por: Tiago Matos
Ilustração: Gonçalo Viana
Dados rápidos
Físico:
Esguio e gracioso, com olhos de um cinzento tão escuro que quase parecem negros
Animal de estimação:
Fantasma, um grande lobo branco que nunca solta um som
Arma de eleição:
Garra Longa, uma espada de aço valiriano
Primeira aparição:
A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)
Última vez lido em:
Os Reinos do Caos (George R. R. Martin)
Interpretado na série televisiva por:
Kit Harington
O aviso é presença constante em As Crónicas de Gelo e Fogo: “Não sabes nada, Jon Snow.” E, no entanto, são os leitores da popular saga de George R. R. Martin e os espectadores da série televisiva nela baseada que pouco sabem acerca de um dos seus mais emblemáticos personagens.
Existem várias teorias, mas por enquanto as origens de Jon Snow permanecem uma incógnita. Sabe-se apenas que o nobre e honrado Eddard Stark, Senhor de Winterfell e Guardião do Norte, trouxe um dia para casa um novo bebé, supostamente um filho ilegítimo, que insistiu em criar com o resto da família.
De acordo com os costumes do Norte, foi dado ao bastardo o apelido “Snow”, nome que o atormentou ao longo de toda a infância. Sentindo-se a ovelha negra da família, Jon abandonou a Casa Stark aos 14 anos para se juntar à Patrulha da Noite, um grupo de homens que se vestem de preto (o que lhes valeu o apelido de “corvos”) e têm como único objetivo guardar a Muralha que separa o mundo conhecido de regiões onde estranhos terrores se parecem concentrar. Foi aqui que Jon desenvolveu a capacidade de raciocínio e liderança, tornando-se, no processo, um dos favoritos de leitores e espectadores de todo o mundo.
Os caminhos do personagem assumiram diferentes bifurcações nos livros e na televisão, mas acabaram por convergir numa cena idêntica. Que não deixou ninguém indiferente. O que poderá ter o futuro reservado para este bastardo tornado corvo?