Joel Santos: Ler para fotografar o mundo

FOTOgrafia
Joel Santos
Bestseller sobre os principais temas da fotografia, transmite conhecimento teórico e prático para ajudar o leitor a tornar-se um melhor fotógrafo.

 

FOTOcomposição
Joel Santos
Se uma boa fotografia é aquela que fica para sempre na nossa memória, então esta obra promete ajudar a atingir essas imagens únicas e inesquecíveis.

 

FOTOpad
Joel Santos e  Tiago Cruz
É o caderno e guia de terreno ideal para quem é apaixonado por fotografia, com mais de 100 dicas e infografias fotográficas que cobrem aspetos teóricos e práticos.

joel-santos-fotografia-revista-estante-fnac

O português, eleito melhor fotógrafo de viagens de 2016, recomenda livros para quem, como ele, é guiado pela vontade de captar momentos únicos. Faz as malas e acompanha-o.

É possível congelarmos um momento perfeito, irrepetível? Gravá-lo para sempre num cantinho da nossa memória? Transportá-lo connosco para qualquer lugar? Sim, é. E, para Joel Santos, a fotografia é a melhor forma de o conseguirmos.

“Apaixonado fotógrafo profissional de viagens”, como o próprio se define, o português vencedor do conceituado prémio Travel Photographer of the Year, em 2016, faz questão de complementar as suas experiências no terreno com livros inspiradores e desafiantes. “Adoro ler histórias tanto como contá-las, seja através de palavras ou de fotografias. Adoro livros que me ensinem, inspirem e estimulem o meu imaginário”, conta Joel à Estante.

E nem todos têm de ser sobre a sua área profissional. “Deixando de parte os livros sobre fotografia, adoro os contos de Edgar Allan Poe, o imaginário de J. R. R. Tolkien, as intrigas de Michael Crichton [Parque Jurássico] e as linhas escritas por pensadores brilhantes nas várias enciclopédias e livros de histórias clássicas que tenho à cabeceira”, confessa.

Vontade de estar entre os melhores

Economista de formação, já pisou mais de 40 países “para encontrar a melhor luz e fotografar momentos únicos”. Sabe perfeitamente aquilo que tem de fazer para estar entre os melhores. E a literatura, nesse aspeto, tem também sido uma grande conselheira.

“Um bom fotógrafo é aquele capaz de criar fotografias que têm um impacto emocional inegável, que ficam para sempre gravadas na nossa memória pela sua mestria no uso da luz, da composição e na criação de uma mensagem visual única”, explica.

É certamente o seu caso. Ou não tivessem muitos dos seus trabalhos fotográficos merecido destaque na imprensa nacional e internacional, nomeadamente em meios como The Guardian, The Times, Daily Mail ou National Geographic Traveller. Inspirador?


JOEL SANTOS RECOMENDA…


The Iconic Photographs
Steve McCurry

Fotojornalista de referência, Steve McCurry alia a capacidade de documentar a um ímpar sentido estético. Estas são algumas das suas melhores fotografias. A não perder.

Viagens: Aonde Ir e Quando
Craig Doyle

Quer viajar e está com falta de ideias? Este é um bom livro para alimentar o seu espírito nómada, adicionando algumas dicas práticas para o efeito.

Untold: The Stories Behind the Photographs
Steve McCurry

Tão valiosas quanto as fotografias são as narrativas que levaram até estas, acrescentando uma dimensão apaixonante e inspiradora à arte de documentar as pessoas e os locais.

Rarely Seen Photographs of the Extraordinary
AA. VV.

Com o selo da National Geographic, este livro é um verdadeiro festim visual, reunindo fotografias dos mais variados estilos e autores.

Genesis
Sebastião Salgado

Tal como eu, Sebastião Salgado é um economista que se apaixonou pela fotografia. A sua visão a preto e branco do mundo é ímpar, desta vez num regresso às origens do nosso planeta.


Por: Carolina Morais
Fotografias: Magali Tarouca

Gostou? Partilhe este artigo: