Homem-Aranha: o que ler antes do filme Regresso a Casa

Homem-Aranha: Regresso a Casa marca o regresso definitivo de uma das mais populares figuras da banda desenhada ao Universo Cinematográfico Marvel. Queres desfrutá-lo ao máximo? Antes de veres o filme, lê os livros que te recomendamos.

Homem-Aranha. Cabeça de Teia. Escalador de Paredes. Independentemente do nome pelo qual é tratado, permanece a certeza: este não é um herói comum. Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, o célebre aracnídeo chegou para colmatar uma evidente lacuna no mundo da banda desenhada: super-heróis adolescentes. E sendo este o principal público dos comics americanos, não é de estranhar que se tenha revelado um sucesso instantâneo, ascendendo rapidamente ao estatuto de figura mais popular da Marvel Comics.

Mais de meio século depois, muitas foram as aventuras vividas por Homem-Aranha. Peter Parker, o jovem por baixo do fato, trocou os problemas comuns da juventude por responsabilidades muito adultas. Apaixonou-se, casou e arranjou emprego como fotógrafo. Sofreu com a perda de familiares e amigos. A certa altura, vestiu-se de preto e combateu a arrogância. Colecionou inimigos, mas manteve sempre o sentido de humor.

Além da banda desenhada, fez notar a sua presença na televisão. E no cinema. Depois de uma trilogia realizada por Sam Raimi entre 2002 e 2007 e de um reboot de dois filmes, por Marc Webb, entre 2012 e 2014, Homem-Aranha: Regresso a Casa chegou aos cinemas em 2017, um filme que marcou um novo início e o retorno às origens do personagem, focando-se essencialmente na sua vida enquanto estudante.

Se a premissa te inspirou curiosidade, sugerimos cinco livros para leres antes de veres o filme. Para garantires que aproveitas da melhor forma possível este regresso ao grande ecrã de um dos mais populares super-heróis de todos os tempos.

The-Amazing-Spider-Man-Great-Power

The Amazing Spider-Man: Great Power

Stan Lee e Steve Ditko

“Um grande poder comporta uma grande responsabilidade.” Para conheceres o Homem-Aranha, deves perceber qual é a história por trás do seu mote. É isso que explica este livro, uma viagem às origens do aracnídeo mais famoso da banda desenhada que começa no preciso momento em que um estudante chamado Peter Parker é mordido por uma aranha radioativa e se apercebe que, como resultado, desenvolveu capacidades extraordinárias.


Homem-Aranha-A-Morte-dos-Stacy

A Morte dos Stacy

É curioso, mas um personagem tão espirituoso e bem-humorado como o Homem-Aranha esconde, no seu trajeto, vários dramas pessoais. Um dos mais impactantes é o da morte da sua amada Gwen Stacy, uma morte verdadeiramente chocante, até por se ter revelado definitiva, ao contrário de muitas outras no universo da banda desenhada, mudando para sempre o caminho do super-herói.


Homem-Aranha-A-Ultima-Cacada-de-Kraven

A Última Caçada de Kraven

J. M. DeMatteis e Mike Zeck

Considerada por muitos uma das melhores tramas de banda desenhada de todos os tempos, A Última Caçada de Kraven é uma história do Homem-Aranha, mas não é realmente sobre o Homem-Aranha. O verdadeiro protagonista é o vilão Kraven, obcecado em tomar o lugar do super-herói e, em resultado, provar a sua superioridade sobre este. Uma aventura imperdível para qualquer fã de banda desenhada, inspirada nos clássicos literários de Fiódor Dostoiévski.


Civil-War-Captain-America-Iron-Man

Civil War: Captain America/Iron Man

Homem-Aranha: Regresso a Casa chega-nos na sequência do filme Capitão América: Guerra Civil, que estabeleceu uma importante parceria entre o Homem-Aranha e o Homem de Ferro. Queres saber o que aconteceu e como Tony Stark, o homem por trás da armadura de Homem de Ferro, se transformou numa das figuras mais importantes para Peter Parker? Este livro dá-te a conhecer o contexto de tudo.


spider-man-vulture

Spider-Man vs. The Vulture

Interpretado por Michael Keaton, o personagem Vulture (ou Abutre, em Portugal) é o principal antagonista de Homem-Aranha: Regresso a Casa. Mas quem é este supervilão? Podes descobri-lo nesta história, que assinala o principal encontro – ou, melhor ainda, “confronto” – entre Homem-Aranha e o seu inimigo alado na banda desenhada.


Por: Tiago Matos
Fotografias: © 2017 CTMG. All Rights Reserved.

Gostou? Partilhe este artigo: