The Outsider, Mundos Paralelos e outras séries da HBO que também encontras em livro

the-outsider-hbo-revista-estante-fnac

Se adoras as séries da HBO, vais gostar de saber que muitas se inspiraram em livros igualmente fantásticos. Eis algumas sugestões.

O-Intruso-Stephen-king-revista-estante-fnac

THE OUTSIDER

O livro: O Intruso, Stephen King

Foi um dos livros preferidos do público português em 2019 e é fácil perceber porquê. Afinal, a narrativa que serve de base a O Intruso é uma das mais intrigantes que Stephen King nos apresentou nos últimos anos. Tudo começa com o assassinato de uma criança e a detenção do mais que provável culpado que, embora tenha todas as provas contra si, insiste que está inocente. Adaptada este ano ao pequeno ecrã, a história tem recolhido elogios, com vários meios da imprensa internacional a afirmarem que se trata do primeiro grande fenómeno televisivo do ano.


mundos-paralelos-reinos-do-norte

MUNDOS PARALELOS

O primeiro livro: Mundos Paralelos: Os Reinos do Norte, Philip Pullman

Foi em meados dos anos 90 que Philip Pullman, inspirado pelo épico Paraíso Perdido, de John Milton, imaginou um universo repleto de portais para outros mundos. A ideia materializou-se numa trilogia de índole fantástica que o tornou famoso e, agora, quase duas décadas após o desfecho da narrativa “principal”, eis que Mundos Paralelos chega à televisão numa adaptação que conta com Dafne Keen e Amir Wilson nos papéis de Lyra Belacqua e Will Parry.


Watchmen

WATCHMEN

O livro: Watchmen, Alan Moore e Dave Gibbons

Esta é uma sugestão um pouco diferente, na medida em que a série não é tanto uma adaptação mas sim um complemento à emblemática novela gráfica de Alan Moore e Dave Gibbons. Isto significa que, para apreciares em pleno a série da HBO, deves mesmo ler primeiro o livro. Desenvolvida por Damon Lindelof, a narrativa televisiva leva o tema do vigilantismo a novas alturas, lançando a questão: quem vigia os vigilantes? Pelo meio, não se escuda a mostrar-nos alguns dos nossos personagens preferidos, como Ozymandias, Dr. Manhattan e Silk Spectre.


fosse

FOSSE/VERDON

O livro: Fosse, Sam Wasson

Esta é a história de um coreógrafo e de uma dançarina. A história de um realizador e de uma atriz. A história de um homem e de uma mulher que mantêm uma relação, no mínimo, atribulada. A história de Bob Fosse e Gwen Verdon saltou das páginas da biografia de Sam Wasson para a televisão, recebendo dezenas de nomeações para alguns dos principais prémios da área, como os Emmy e os Golden Globes. No pequeno ecrã, o casal é interpretado por dois pesos-pesados da atuação: Sam Rockwell e Michelle Williams.


SHARP OBJECTS

O livro: Objetos Cortantes, Gillian Flynn

Antes de Lugares Escuros Em Parte Incerta, houve o não menos macabro Objetos Cortantes. E a HBO tomou a decisão certa quando se lembrou de adaptar o primeiro romance de Gillian Flynn à televisão. Com Amy Adams, Patricia Clarkson e Eliza Scanlen nos principais papéis, a minissérie de oito episódios mantém a base narrativa e o estilo claustrofóbico do romance, mas se não dispensas a plena “experiência Flynn” vais mesmo ter de ler o livro.


ZeroZeroZero

ZEROZEROZERO

O livro: ZeroZeroZero, Roberto Saviano

Andrea Riseborough, Dane DeHaan e Gabriel Byrne encabeçam o elenco desta série sobre uma família que funciona como mediadora na venda de cocaína entre a máfia italiana e os cartéis mexicanos. A história é livremente baseada no livro homónimo de Roberto Saviano, autor de romances como Os Meninos da Camorra Beijo Feroz, no qual este investiga a influência do narcotráfico no mundo moderno. Lê o livro, vê a série e tira as tuas próprias conclusões.


leftovers

THE LEFTOVERS

O livro: The Leftovers, Tom Perrotta

É mais um projeto de Damon Lindelof e quem o viu inteiro não hesita em considerá-lo uma das melhores séries televisivas de todos os tempos. A primeira das três temporadas que a compõem é livremente baseada no livro de Tom Perrotta (que também contribuiu para a escrita de vários episódios), mas a partir dessa altura a história prossegue para caminhos inéditos. Justin Theroux, Carrie Coon, Ann Dowd e Christopher Eccleston são alguns dos atores que integram este ensaio sobre luto no qual 2% da população desaparece de forma súbita e sem deixar rasto.


Pequenas-Grandes-Mentiras-liane-moriarty

BIG LITTLE LIES

O livro: Pequenas Grandes Mentiras, Liane Moriarty

O elenco é de luxo, incluindo nomes como Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley e Laura Dern. A história, repleta de segredos e mistérios, aguça a curiosidade de qualquer pessoa. E os prémios não param de chegar: Big Little Lies, a série, acumula já oito Emmy e quatro Golden Globes, além de outras distinções. Na origem de tudo está Pequenas Grandes Mentiras, um livro de Liane Moriarty que, curiosamente, se inspirou ao ouvir uma entrevista de uma mulher sobre como os seus pais passavam a vida a brigar ‒ e o efeito que isso teve nela.


guerra-dos-tronos-revista-estante

A GUERRA DOS TRONOS

O primeiro livro: A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin

Já estavas mesmo a adivinhar, não é? Numa lista com algumas das melhores séries baseadas em livros que podes encontrar na HBO, não poderia faltar A Guerra dos Tronos. E agora que a adaptação televisiva chegou ao fim e a poeira assentou no mágico mundo de Westeros, pode muito bem ser a altura certa para começares (ou recomeçares) a ler os livros. Olha que George R. R. Martin tem andado a ser especialmente insistente com a ideia de que Winds of Winter, o sexto volume da saga, será mesmo publicado em 2020.

Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: