Harry Potter vs. Donald Trump

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, os americanos que leram os livros da saga Harry Potter tendem a gostar menos de Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

O estudo, intitulado “Harry Potter and the Deathly Donald”, concluiu que os fãs da saga de J. K. Rowling encontram semelhanças entre Trump e Voldemort, o vilão destas histórias. A associação deve-se ao facto de Voldemort personificar o autoritarismo e a intolerância que habitualmente se atribuem a Donald Trump. No entanto, a própria J. K. Rowling já chegou a referir que Voldemort “não é tão mau” quanto Trump.

Outra das conclusões retiradas do estudo é que o impacto dos livros nos leitores é muito maior do que o dos filmes baseados nesta mesma saga.

Tendo em conta a popularidade mundial do pequeno feiticeiro, a coordenadora do estudo, Diana Mutz, considera que a saga “poderá fazer a diferença, não só nas eleições dos Estados Unidos mas noutras eleições europeias com candidatos agressivos e controladores”.

Gostou? Partilhe este artigo: