Goodreads Choice Awards 2019: Conhece os vencedores

goodreads-choice-awards-revista-estante-fnac

Margaret Atwood, Stephen King e Rick Riordan são alguns dos vencedores dos Goodreads Choice Awards 2019. Já conheces todos os livros distinguidos?

É outra vez aquela altura em que chovem distinções para o que de melhor se tem feito ao longo do ano. Uma das mais populares, na área dos livros, são os Goodreads Choice Awards, prémios anuais cuja eleição cabe aos utilizadores desta rede social.

Na 11.ª edição dos Goodreads Choice Awards, foram mais de 4,6 milhões os utilizadores que votaram nos seus livros preferidos entre todos os que foram publicados em inglês durante o ano de 2019. Queres conhecer os vencedores?

The testaments

FICÇÃO

The Testaments

Margaret Atwood

Com quase 100 mil votos a seu favor – o segundo lugar ficou com “apenas” 40 mil –, a muito aguardada sequela de A História de Uma Serva valeu a Margaret Atwood a conquista do prémio de melhor livro de ficção do ano, poucos meses após a distinção no Man Booker 2019. A nova distopia da canadiana bateu obras como Normal People, de Sally Rooney, e Ask Again, Yes, de Mary Beth Keane.


paciente-silenciosa

MISTÉRIO E THRILLER

A Paciente Misteriosa

Alex Michaelides

Nada mau para um primeiro romance, deve estar Alex Michaelides a pensar depois de ser distinguido com esta história sobre uma pintora que se recusa a falar depois de, inexplicadamente, assassinar o marido com cinco tiros. O escritor cipriota era, até ver, mais conhecido como argumentista, tendo sido o responsável pelos guiões de filmes como Segredos Obscuros e Os Ingleses Estão a Chegar.


daisy-jones-the-six

FICÇÃO HISTÓRICA

Daisy Jones & The Six

Taylor Jenkins Reid

Conheces os Daisy Jones & The Six? A famosa banda de rock dos anos 60 e 70? Nós também não. Até porque nunca existiu. Mas a forma como Taylor Jenkins Reid nos apresenta a história do grupo neste seu livro é capaz de enganar até os maiores conhecedores da música mundial. Talvez por isso, a autora dizimou a (forte) concorrência de nomes como Colson Whitehead, Elizabeth Gilbert, Ta-Nehisi Coates e Jojo Moyes na categoria de Ficção Histórica deste ano.


the-institute

TERROR

The Institute

Stephen King

Nem seriam os Goodreads Choice Awards sem a distinção de pelo menos um livro de Stephen King. Na verdade, saltando entre categorias, King foi reconhecido nove vezes nos últimos nove anos: 22/11/63 (2011), A Lenda do Vento (2012), Doutor Sono (2013), Sr. Mercedes (2014), Fim de Turno (2016), Belas Adormecidas (2017), O Intruso e Elevation (2018), e agora o seu mais recente livro, The Institute.


red-white-royal-blue

ROMANCE + ROMANCE DE ESTREIA

Red, White & Royal Blue

Casey McQuinston

O único livro que conquistou duas distinções na edição deste ano dos Goodreads Choice Awards foi este romance da americana Casey McQuinston, sobre um caso amoroso entre o filho da presidente dos Estados Unidos e o príncipe de Inglaterra. Red, White & Royal Blue destacou-se da competição nas categorias de Romance e também de Romance de Estreia.


girl-stop-apologizing

NÃO FICÇÃO

Girl, Stop Apologizing

Rachel Hollis

Na sempre muito concorrida categoria de Não Ficção, que este ano incluía livros como Está Tudo F*dido (Mark Manson), Falar com Desconhecidos (Malcolm Gladwell) e The Moment of Lift (Melinda Gates), a vencedora foi Rachel Hollis, a autora de Miúda, Deixa-te de M*rdas, com a sua mais recente coleção de ensaios dedicados às mulheres do século XXI.


the-five

HISTÓRIA E BIOGRAFIA

The Five

Hallie Rubenhold

Todos já ouvimos falar de Jack, o Estripador. Existem dezenas de livros, filmes e outros meios dedicados a um dos mais infames assassinos em série de todos os tempos. No entanto, ninguém se tinha ainda lembrado de escrever sobre as suas vítimas. Até agora. Hallie Rubenhold explorou as histórias das cinco mulheres que Jack assassinou e foi distinguida com o Goodreads Choice Award na categoria de História e Biografia.


will-my-cat-eat-my-eyeballs

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Will My Cat Eat My Eyeballs?

Caitlin Doughty

Será que o teu gato seria capaz de comer os teus olhos para se alimentar se morresses junto a ele? Porque é que os cadáveres mudam de cor enquanto se decompõem? Porque é que o cabelo e as unhas parecem mais longas após a morte? São questões macabras, sem dúvida, mas foram pensadas por crianças e Caitlin Doughty, agente funerária e autora de Até à Eternidade: Viajar pelo Mundo à Procura da Boa Morte, dispôs-se a respondê-las.


five-feet-apart

FICÇÃO YOUNG ADULT

Five Feet Apart

Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis

Numa das disputas mais renhidas dos Goodreads Choice Awards deste ano, Five Feet Apart levou a melhor sobre On the Come Up, de Angie Thomas, por apenas 1300 votos numa categoria votada por quase 250 mil pessoas. No centro da história vencedora está a relação entre dois jovens que sofrem de fibrose quística, uma condição que os força a manterem alguma distância de todas as outras pessoas.


tyrants-tomb

INFANTOJUVENIL

The Tyrant’s Tomb

Rick Riordan

Na categoria de livros infantojuvenis, o grande vencedor foi o quarto (e penúltimo) volume da série As Provações de Apolo, escrito pelo criador do popular Percy Jackson. A série inspirada na mitologia greco-romana – e mais particularmente no personagem Apolo, sentenciado por Zeus com uma vida mortal – bateu obras de autores como Victoria Schwab, Jeff Kinney e Raina Telgemeier.

OUTROS LIVROS DISTINGUIDOS NOS GOODREADS CHOICE AWARDS

FANTASIA
Ninth House
Leigh Bardugo 
FICÇÃO CIENTÍFICA
Recursion
Blake Crouch 
BANDA DESENHADA
Pumpkin Heads
Rainbow Rowell e Faith Erin Hicks
MEMÓRIA E AUTOBIOGRAFIA
Over the Top
Jonathan Van Ness 
HUMOR
Dear Girls
Ali Wong
POESIA
Shout
Laurie Halse Anderson
ALIMENTAÇÃO E RECEITAS
Antoni in the Kitchen
Antoni Porowski

 FANTASIA YOUNG ADULT
The Wicked King
Holly Black

 LIVRO ILUSTRADO
A Beautiful Day in the Neighborhood
Fred Rogers e Luke Flowers
Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: