Na Opinião de Glicéria Pereira

fnac-revista-estante-gliceria-pereira

Nasceu em França e, em criança, obrigava o pai a levá-la à biblioteca todos os sábados para escolher três novos livros para levar para casa. “A escolha era sempre um dilema”, recorda. “Mais tarde, passei a ir à Fnac de Les Halles, sentar-me no chão e ler banda desenhada de graça.” Tanto gostou que por lá ficou – na Fnac, não em Paris –, sempre atraída pelos livros, até porque “não se consegue trabalhar em livros se não se gosta deles”.

Gosta de os folhear, de lhes sentir o cheiro e admirar o seu “falar”. Este fascínio por livros mantém Glicéria Pereira há 16 anos na Fnac, onde é atualmente a responsável de livraria da Fnac do NorteShopping.

Para Glicéria, “bestsellers internacionais, histórias de vida e alguns ensaios” são atualmente as obras mais procuradas pelos leitores nacionais, junto com “livros de ‘faça você mesmo’, a nível de trabalhos manuais ou culinários”. Não obstante, a um cliente indeciso não hesitaria
em sugerir clássicos, como os de “Pessoa, Eça de Queirós, Camus, Maupassant e Hemingway” que “já têm provas dadas”. Menos clássica é outra tendência que tem vindo a notar: “Cada vez mais vemos uma ‘desmaterialização’ dos livros. Acredito que o formato em papel nunca desaparecerá, mas poderá aumentar a procura pelo formato digital, sobretudo em livros técnicos e de apoio escolar.” O tempo o dirá.


 

fnac-revista-estante-evangelho-segundo-jesus-cristoO Evangelho segundo Jesus Cristo

Comprei este livro por curiosidade, num verão que vim de férias a Portugal, sobretudo por causa do escândalo causado na altura da sua saída. Com Saramago, descobri a literatura portuguesa e incorporei como lema a frase de Pessoa: “A minha pátria é a língua portuguesa.” Este livro continua atual, pois vemos que a liberdade de escrita e de opinião ainda são questionadas. Descobri aqui que há sempre várias versões de uma mesma história. Tudo depende do ponto de vista.
Autor: José Saramago | Editora: Editorial Caminho

 


fnac-revista-estante-made-in-galizaMade in Galiza

Este livro faz-nos descobrir que a Galícia não é só uma região de Espanha, não se resume só a polvo, marisco e pimentos de Padrón. De leitura fácil e com um grande sentido de humor do autor, descobrimos a língua galega, a sua gente e as suas particularidades. E como já me disseram uma vez, todos nós temos um antepassado galego.
Autor: Séchu Sende| Editora: Editorial Galaxia

 


fnac-revista-estante-onde-vivem-os-monstrosOnde vivem os Monstros

Uma amiga mostrou-me este livro por causa dos desenhos do famoso Maurice Sendak. O que começou pelas lindíssimas ilustrações foi crescendo ao ler a história. Representa bem o poder dos livros: o “viajar” para outro mundo e voltar a ser criança mais uma vez.
Autor: Maurice Sendak | Editora: Kalandraka

Gostou? Partilhe este artigo: