E se fossem os filhos a escolherem as prendas de Natal?

natal-revista-estante-fnac

Este ano invertemos os papéis. Na mágica época do Natal, decidimos deixar nas mãos das crianças a responsabilidade de escolherem os presentes para oferecerem na noite mais longa do ano.

Quem disse que os livros infantis são apenas para os mais novos? As histórias que se contam nestas páginas carregadas de magia e imaginação fazem-nos sonhar e conhecer novos mundos. Na maioria das vezes, por trás das histórias de príncipes, princesas, dragões e bruxas más escondem-se personagens bem reais com grandes lições de vida. As estantes das crianças estão cheias de livros assim. Cada um encerra em si próprio um universo paralelo onde nos podemos perder sem receio de nunca mais voltar. No meio de tantas histórias encantadas, não é difícil encontrar a que mais se adequa a cada membro da família. Para dar ainda mais cor à ceia natalícia, decidimos que as prendas dos adultos sairiam diretamente das estantes das crianças.


PARA A MÃE GALINHA

Como Falar com a Mãe

Alec Greven

As mães têm sempre algo a dizer. Nunca ficam caladas e, na maior parte das vezes, até têm alguma razão. Alec Greven é um miúdo de 10 anos que ajuda a descobrir todos os truques que as mães têm escondidos na manga. Este livro está cheio de segredos e dicas sobre como lidar com a pessoa mais importante das nossas vidas. É também um reflexo daquilo que as mães são aos olhos de uma criança.


PARA O PAI SABICHÃO

O Livro que Explica tudo sobre os Pais 

Françoize Boucher

Lidar com os pais não é mesmo tarefa fácil. Às vezes, nem os próprios adultos sabem o que devem fazer para serem os melhores pais do mundo. Já que estamos a inverter os papéis, cabe aos miúdos mostrarem aos graúdos aquilo que eles devem ser. Para o pai que acha que sabe sempre tudo, esta é a prenda ideal para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.


PARA A IRMÃ MAIS VELHA (E RABUGENTA)

Sorri 

Raina Telgemeier

Como se lida com uma irmã adolescente? Ela fecha-se no quarto a falar com as amigas e não nos liga nenhuma? Anda sempre rabugenta e quase nunca sorri? Raina é assim. Os problemas na escola com as amigas e namorados deixam-na triste e sem vontade de soltar uma boa gargalhada. Com um pouco de esforço, ela e todas as adolescentes vão compreender que a vida não é assim tão má e que afinal existem boas razões para sair do quarto e sorrir.


PARA O AVÔ QUE ADORA CONTAR HISTÓRIAS

Avô, Conta-me Outra Vez

José Jorge Letria

Todos os avós adoram contar histórias de outros tempos. Histórias onde entram fadas e dragões e tudo se torna possível com um toque de magia. E os netos, claro, adoram passar horas a ouvir e imaginar como seria a vida se o mundo fosse realmente assim. Para quando a inspiração faltar, aqui fica a sugestão para mais uma tarde de partilha de sonhos entre avós e netos.


PARA A AVÓ REBELDE

Avozinha Gângster

David Walliams

Por mais carinhosas que possam parecer, a verdade é que todas as avós escondem um segredo. O segredo da avó de Ben é surpreendente: nas horas vagas, é uma famosa ladra de joias que precisa da ajuda do neto numa missão quase impossível. Nesta época natalícia é importante convencer as avós a deixarem a cozinha e a aventurarem-se com os netos nas maiores e mais inacreditáveis missões que conseguirem imaginar.


PARA A PRIMA QUE ADORA BD

Toda a Mafalda

Quino

Os amantes de banda desenhada não esquecem as aventuras de uma menina de 6 anos preocupada com o mundo e com quem nele vive. Mafalda e as suas interrogações pertinentes têm acompanhado gerações, tornando-se uma referência para muitas pessoas. Para qualquer amante de histórias aos quadradinhos, a edição comemorativa dos 50 anos desta eterna criança é uma oportunidade impossível de perder.


PARA O MELHOR AMIGO

23 Coisas para Fazer antes dos 11 Anos e Meio

Mike Warren

Não há ninguém melhor para partilhar aventuras do que o nosso melhor amigo. Com este livro os mais pequenos não terão mãos a medir no meio de tantas experiências e brincadeiras divertidas. Construir um carro de corrida ou inventar um inseto robótico é muito mais fácil do que se imagina. A diversão será tanta que juntos nem vão dar pelo tempo passar e, num abrir e fechar de olhos, já têm 11 anos e meio.


PARA AQUELA AMIGA ESPECIAL

Apaixonados

Rébecca Dautremer

Nós sabemos o quanto é difícil dizer à rapariga mais gira de turma o quanto gostamos dela. Numa idade em que os sentimentos ainda são mistérios, torna-se ainda mais difícil perceber o que estamos a sentir. Neste livro, Ernesto está apaixonado por Salomé mas não sabe como lho dizer. Ao longo da história, juntos vão descobrir uma forma de se declararem e entenderem o que é, afinal, isto de estar apaixonado.


Por: Andreia Vaz

Gostou? Partilhe este artigo: