FOLIO: nova viagem literária a Óbidos

folio-2016-revista-estante-fnac

Está quase a chegar a segunda edição do maior festival literário do país. O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos chega já no dia 22 de setembro, prolongando-se na Vila Literária de Óbidos até dia 2 de outubro.

A edição deste ano está ainda mais completa do que a anterior. Ao longo de 11 dias de festival, os visitantes do FOLIO poderão ter acesso a mais de 250 eventos únicos que levarão a literatura (e não só) ao encontro de todos.

A viagem literária tornou-se este ano literal: começa todos os dias no Rossio e estende-se pela noite fora. Isto porque, através de uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, será possível apanhar diariamente o comboio em Lisboa, visitar a magia deste evento e regressar de novo à capital, aproveitando as exposições, apresentações de livros e debates que acontecerão em exclusivo no decorrer da viagem.

Outra das novidades desta segunda edição é a criação de uma ferramenta digital que permite aos visitantes organizarem as suas agendas em função das atividades a que querem assistir. Para isso, basta que te registes on-line e automaticamente receberás informações exclusivas e sintonizarás o calendário do telemóvel ou do computador com o programa do festival. Assim serás avisado sempre que uma das atividades que selecionaste estiver prestes a começar.

Tal como na edição anterior, o FOLIO divide-se em cinco áreas.

FOLIO Autores

Tendo como tema principal a celebração dos 500 anos de publicação do livro mais emblemático de Thomas More, Utopia, o FOLIO abre portas a vários debates onde entram autores, editoras, jornalistas e leitores. Sob a curadoria de José Eduardo Agualusa, este ano o FOLIO conta com a presença do Prémio Nobel de Literatura, V. S. Naipul. Ao todo serão 18 mesas de autores, que juntam nomes de todo o mundo como Manuel Alegre, Salman Rushdie, Gonçalo M. Tavares, Richard Zimler, Mário Zambujal, Juan Pablo Villalobos, Joel Neto, Djaimilia Pereira de Almeida, Marçal Aquino, Luiz Ruffato e Alexandra Lucas Coelho.

FOLIO Folia

Tendo como curadora Anabela Mota Ribeiro, a Folia conta este ano com 77 atividades diversas que juntam a literatura a áreas como cinema, teatro e música. Entre exposições, aulas, conversas, palestras, concertos, instalações, leituras e performances, difícil será escolher a quais assistir. Alguns exemplos: logo no dia de abertura, às 17h00, será exibido o filme português Cartas da Guerra, inspirado num livro de António Lobo Antunes; no dia 23, pelas 22h30, podes assistir ao concerto de Sérgio Godinho com Filipe Raposo e Rui Horta; no dia 24, às 11h00, José Gil recorda a presença da utopia nas palavras de Fernando Pessoa; no mesmo dia, pelas 18h00, um espetáculo baseado em O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, será apresentado no Jardim Saramago; e ainda, no dia 2 de outubro, pelas 22h30, um concerto inédito onde Camané interpreta Tom Jobim.

FOLIO Ilustra

Novamente coordenada pela curadora Mafalda Milhões, com textos de Afonso Cruz, esta área destaca a ilustração. Este ano realiza-se a segunda edição da PIM! – Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo, que conta com a presença especial de Jutta Bauer. Além desta ilustradora, poderemos também contar com a participação de nomes como Catarina Sobral, Yara Kono, João Fazenda e Paulo Galindro. Durante este evento será também atribuído o Prémio Nacional de Ilustração, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

FOLIO Educa

A educação é outra das áreas exploradas durante o FOLIO. Maria José Vitorino é a curadora de um programa que pretende ser muito pedagógico, levando o festival e a literatura às escolas e bibliotecas municipais. A transmissão de conhecimento e a aproximação da literatura a públicos mais jovens são os principais objetivos de diversos workshops, tertúlias e sessões de leitura. Além destes eventos, nos dias 1 e 2 de outubro decorrerá ainda o II Seminário Internacional “Educação, Leitura e Literatura”, também subordinado ao tema das utopias.

FOLIO Mais

Coordenada por José Pinho, esta área do FOLIO conta com mais de 115 eventos. Desde lançamentos e apresentações de livros a sessões literárias e outras atividades propostas por editoras, toda a vila será integrada neste espírito festivaleiro. Ninguém ficará de fora do FOLIO. Até Harry Potter estará presente num evento de lançamento do novo livro em português, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de J. K. Rowling. Além de tudo isto, existirão ainda outros eventos que estendem o festival até às livrarias, bibliotecas, hotéis e restaurantes, incluindo mesmo casas particulares de moradores da vila literária de Óbidos.

Confere aqui o programa completo do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.

Gostou? Partilhe este artigo: