FOLIO leva a literatura a Óbidos

Entre 15 e 25 de outubro, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos leva a literatura (e não só) à vila de Óbidos. A região será este mês visitada por centenas de autores, editores, ilustradores, professores e artistas das mais diversas áreas, tendo programadas 154 sessões literárias, 37 conferências, 36 espetáculos e 14 exposições.

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos divide-se em cinco áreas: FOLIO Autores, FOLIA, FOLIO Educa, FOLIO Ilustra e FOLIO Paralelo.

FOLIO Autores

Tendo como curador José Eduardo Agualusa e como mote um novo verbo – “literar” –, o festival receberá mais de uma centena de autores nacionais e internacionais para debates, mesas-redondas e entrevistas. Pelas 16 mesas de autores do FOLIO passarão nomes como Rachel Kushner, Karla Suárez, Richard Zenith, João Tordo, Patrícia Reis, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Hélia Correia, Eduardo Lourenço, Francisco José Viegas, José Pacheco Pereira, Javier Cercas, Kalaf, Ungulani Ba Ka Khosa, Ricardo Araújo Pereira, Ruy Castro, Valério Romão e José Luís Peixoto.

FOLIA

Tendo como curadores Anabela Mota Ribeiro e Nuno Artur Silva, a FOLIA integra o festival sob a forma de um extenso programa de espetáculos, que inclui música, cinema, teatro, workshops e exposições. Alguns exemplos: a partir das 22h30 de 16 de outubro, António Zambujo e Mayra Andrade juntam-se para cantar Caetano Veloso; no dia 17, também às 22h30, Kalaf e Toty Sa’Med revisitam a poesia angolana dos anos 60 e 70; no dia 19, às 21h00, Diogo Infante interpreta a Ode Marítima de Álvaro de Campos; no dia 23, às 21h30, o humorista brasileiro Gregório Duvivier faz um espetáculo exclusivo de stand up poetry; e no dia 24, às 22h30, Cristina Buarque e o Mário Laginha Trio interpretam Chico Buarque.

FOLIA Educa

Outra das áreas exploradas pelo FOLIO é a educação. Teresa Calçada e Maria José Vitorino são as curadoras de um programa que inclui, a 17 e 18 de outubro, o Seminário Internacional “Educação, Leitura, Literatura”, organizado com o Centro de Formação Centro-Oeste e com o apoio da rede de bibliotecas escolares. Também conta com oficinas de mediação de leitura, tertúlias temáticas, workshops e sessões para grupos escolares.

FOLIO Ilustra

A ilustração é outra das áreas em destaque no FOLIO. Contando com a curadoria de Mafalda Milhões e com a colaboração especial de Dora Batalim SottoMayor, o programa inclui, no dia 17, a mostra PIM!, que conta com a presença de Afonso Cruz, entre outros ilustradores lusófonos. Entre outras exposições dedicadas a ilustração, destaca-se igualmente uma homenagem à obra de Maria Keil.

FOLIO Paralelo

Por último, esta área coordenada por José Pinho designa o espaço no qual serão lançados e apresentados livros, organizadas sessões de autógrafos e estabelecidas outras atividades das editoras e dos parceiros do festival. Mais de uma centena de autores passarão pelas quatro sessões de conversa e 80 sessões literárias agendadas para os mais diversos espaços de Óbidos: da Tenda dos Editores às livrarias locais, passando por hotéis, restaurantes e até casas particulares.

Confira aqui o programa completo do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.

Gostou? Partilhe este artigo: