Os Jogos da Fome (e outros mundos de fantasia para jovens)

BEM-VINDO AO MUNDO DA FANTASIA

A literatura para o segmento jovem/adulto tem vindo a crescer. a procura de mundos de fantasia, emoções e aventura podem explicar o fenómeno.

Prepare-se e não acredite em tudo o que lê. A partir daqui fica o alerta: este género literário mistura magia e sobrenatural, ficção científica e futurismo, com temas ligados à adolescência. Os protagonistas veem-se, muitas vezes, a braços com questões de identidade, sexualidade, depressão, problemas familiares, amores e desamores. Quase sempre escrito do ponto de vista da personagem principal e no presente, o segredo do sucesso parece ser falar diretamente para os adolescentes, fazendo com que estes se identifiquem com a história. Só nos Estados Unidos, entre 2002 e 2012, os títulos publicados aumentaram 120%. A comprovar o sucesso deste género literário existem diversos exemplos. A Saga Hush, Hush onde Becca Fitzpatrick se debruça sobre o fantástico, tornou-se um bestseller do New York Times. John Green, em O Teorema de Katherine, explora o tema de um pequeno génio da matemática que procura um teorema que racionalize seus romances e, com a trilogia Divergente, Veronica Roth entra num mundo futurista. Já James Dashner explora o mundo de fantasia de um universo alternativo na sua trilogia Maze Runner.
Mas a oferta é grande e desde o mundo de magia de Harry Potter, de J.K Rowling, ao universo do fantástico de Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins, a literatura para adolescentes já não fica só pelos livros. O cinema é a próxima etapa.

 

10 CURIOSIDADES SOBRE OS JOGOS DA FOME

1- Os gladiadores romanos e cenas de guerra no Iraque serviram de inspiração para a Suzanne Collins criar Os Jogos da Fome.
2- Os livros foram traduzidos para mais de 26 línguas e os direitos de autor já foram vendidos em mais de 38 países.
3- O primeiro livro da trilogia está na lista de livros mais vendidos do mundo.
4- O livro Os Jogos da Fome foi originalmente publicado nos Estados Unidos, em capa dura, a 14 de setembro de 2008.
5- Suzanne Collins foi nomeada uma das pessoas mais influentes na revista Time de 2011.
6- Prevê-se que a trilogia se transforme em quatro filmes.
7- A página de facebook oficial tem perto de 18 milhões de fãs.
8- A primeira tradução chega a Portugal pelas mãos da Editorial Presença a 20 de outubro de 2009.
9- A primeira edição nos EUA foi de 50 mil exemplares, aumentada posteriormente para 200 mil.
10- Em Portugal, são os fãs que gerem a página própria sobre a trilogia [http://hungergamesportugal.com/].

 

 

 

 

Gostou? Partilhe este artigo: