Estórias para os mais novos: Balbúrdia


Balbúrdia

Ilustrações: Teresa Cortez
Editora: Pato Lógico
Dimensões: 250 x 195 mm
Páginas: 32
Idade recomendada: Mais de 4 anos


Teresa Cortez conta em Balbúrdia uma estória sem palavras sobre um menino desarrumado que aprende a dar mais valor às suas coisas.

Aviões, peluches, bolas, mochilas, globos e tambores. No quarto do rapaz que protagoniza Balbúrdia há brinquedos espalhados por toda a parte. Um dia, para sua surpresa, estes juntam-se, misturam-se e transformam-se numa criatura gigante e aparentemente inteligente, uma espécie de “monstro da desarrumação” que o persegue para fora de casa. Assustado, o rapaz refugia-se no topo de uma árvore. Mas fica com saudades dos brinquedos e cedo desce de lá para os recuperar e, quiçá, arrumá-los melhor.

Uma coleção de poucas palavras

Balbúrdia faz parte da coleção “Imagens que Contam” da Pato Lógico, da qual apenas constam estórias contadas exclusivamente através de imagens. Surgida em 2013 com o intuito de dar um espaço de publicação a ilustradores com apetência narrativa, os títulos da coleção preenchem todos certos pressupostos: têm 32 páginas, um título com uma única palavra e apresentam uma nova interpretação do logótipo da Pato Lógico. Além de Balbúrdia, foram já publicados nesta coleção os livros Sombras (Marta Monteiro), Bestial (André da Loba), Vazio (Catarina Sobral), Capital (Afonso Cruz), Verdade? (Bernardo P. Carvalho) e Dança (João Fazenda).

A ilustradora da estória

Teresa Cortez nasceu em Lisboa, em 1981. Trabalha como ilustradora de livros – do qual é exemplo O Lobo das Meias, escrito por Carlos Nogueira –, revistas e álbuns de música, mas também nas áreas de animação, cerâmica e artes plásticas. Na área da ilustração, integrou em 2011 a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e foi distinguida dois anos depois com o Prémio Nave Especial na categoria de História Digital Ilustrada Infantil. Publica agora o livro Balbúrdia a título individual.

Gostou? Partilhe este artigo: