É esta a magia de Harry Potter

É um dos heróis mais populares de sempre da ficção e está de volta, mais adulto mas não menos capaz. Preparado para revisitar Harry Potter?

Por: Tiago Matos
Ilustração: Gonçalo Viana

Dados rápidos


Físico:
Pequeno e …ranzino, com um rosto magro e pálido, joelhos ossudos, cabelo preto e olhos verdes brilhantes. Usa óculos redondos, ligados ao meio com f…ita-cola, e tem na testa uma pequena cicatriz com a …forma de um raio.
Equipamento que não dispensa:
Varinha de 28 centímetros f…eita de azevinho e uma pena de …fénix. Manto de invisibilidade.
Afiliação académica:
Casa Gryffindor, Hogwarts
Primeira aparição:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling)
Última vez lido em:
Harry Potter and the Cursed Child (J. K. Rowling)
Interpretado nos filmes por:
Daniel Radcliffe

Parece impensável, mas Harry Potter cresceu. O pequeno feiticeiro que nos habituámos a admirar é hoje um homem feito, pai de três filhos e funcionário do Ministério da Magia. É assim que o encontramos em Harry Potter and the Cursed Child, a oitava história da série que protagoniza, escrita por J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany. Inicialmente apresentada nos teatros londrinos, chega às livrarias a 31 de julho.

Foi precisamente no dia 31 de julho, mas de 1980, que Harry James Potter nasceu. Um ano depois, os seus pais são assassinados pelo impiedoso vilão Voldemort, que também o tenta matar mas apenas lhe consegue deixar uma cicatriz na testa. O agora órfão Potter é então criado pelos tios, mas sente-se com frequência rejeitado e menosprezado. É por isso com grande surpresa que, no seu 11.º aniversário, descobre que é na verdade descendente de feiticeiros. Mais: descobre que ele próprio tem um potencial mágico colossal.

Convocado para frequentar a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, junta-se à Casa Gryffindor e torna-se amigo inseparável de Ron Weasley e Hermione Granger. É com eles que vive as mais incríveis aventuras e, em simultâneo, se conhece e desenvolve enquanto pessoa. Isto apesar da inabalável perseguição de Voldemort, com quem o seu destino parece estar de alguma forma ligado. E sempre com uma integridade acima de quaisquer suspeitas, a principal marca de todos os grandes heróis.


3 livros para
Harry Potter

O Quidditch Através dos Tempos
Kennilworthy Whisp

Tudo o que Harry Potter possa querer saber sobre o seu desporto …favorito, no qual equipas de sete jogadores se debatem em vassouras voadoras pela posse de quatro bolas, está neste livro escrito por Kennilworthy Whisp – ou será J. K. Rowling?

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
Newt Scamander

É um dos livros de estudo obrigatórios em Hogwarts, mas Harry Potter poderá querer recordá-lo, não só pela sempre útil inf…ormação sobre criaturas mágicas mas pelas notas escritas à mão pelo próprio Harry e amigos.

Os Contos de Beedle o Bardo
J. K. Rowling

Esta coleção de contos infantis revelou-se determinante no percurso de Harry Potter desde que a amiga Hermione lho mostrou. Agora que as dificuldades estão ultrapassadas, pode apreciar as histórias com mais tranquilidade.

Gostou? Partilhe este artigo: