Young Adult

Livros para uma nova geração (e não só) Ler mais

O QUE É ISTO DA LITERATURA YA

Uma certeza que sempre existiu no mundo editorial: os leitores mais jovens não leem os mesmos livros que os leitores mais velhos. É natural. Os interesses são distintos, as capacidades também. Mas durante muitos anos a divisão etária fez-se apenas assim. Havia livros para crianças e livros para adultos. Esquecia-se um dos segmentos etários mais importantes, o dos jovens adultos – ou Young Adults (YA).

Ler mais

Os Precursores

A literatura YA existe muito antes de ser assim chamada. Quando, em meados do século XIX, as irmãs Charlotte, Emily e Anne Brontë publicam os seus mais célebres romances, eles são apenas isso: romances. No entanto, cedo se diferenciam pelo apelo que exercem sobre os leitores mais jovens…

Ler mais

john-green-para-jovens-adultos04


livros-para-jovens-adultos-de-john-green05

 

 

 

Bastaram seis romances, publicados no espaço de sete anos, para o americano John Green se tornar a principal referência da literatura YA mundial.

Ler mais


 
livros-ya-3-perguntas-a-rui-reisinho
3 PERGUNTAS A PEDRO REISINHO

O diretor editorial da Zero a Oito fala sobre a literatura YA > Ler mais

J. K. Rowling

e o feiticeiro que mudou o mundo Ler mais

 

aspas-citacaoO mundo dos romances tradicionais YA é essencialmente feminino. Não se encontram muitos homens a escrevê-los e as protagonistas também são quase sempre mulheres.

 

categorias-jovens-adultos-distopiascategorias-jovens-adultos-fantasticocategorias-jovens-adultos-romance
ficcao-cientificacategorias-jovens-adultos-novas-seriescategorias-jovens-adultos-em-rede

literatura-para-jovens-adultos-na-escolaNa Escola

Para estudantes. Sobre estudantes. A literatura YA tem muitos títulos nos quais a escola é o elemento central. São geralmente sobre temas que interessam os adolescentes… > Ler mais

livros-classicos-jovens-adultos-young-adults

livros-classicos-para-jovens-ler-mais

Muitos dos livros que hoje mais agradam ao público YA foram escritos para outro tipo de leitores. Cabem neste lote clássicos “tenebrosos” como Frankenstein, O Corvo, DráculaA Metamorfose, mas também livros que, embora não tão antigos, já ganharam o rótulo de clássicos modernos.

Ler Mais