Retro

Regresso aos livros das nossas memórias

Os penteados são altos, as roupas coloridas e a licra está na moda. Na rádio, passa o pop descomplexado de Madonna e Michael Jackson, lado a lado com as trocas e baldrocas de Cândida Branca Flor, as melodias intoxicantes das doce e o vigoroso rock dos Xutos e Pontapés. Na televisão, Herman José faz-nos rir com o Tal Canal. Dizemos bom dia com Mokambo, deliciamo-nos com Bombocas (“só há estas, são para mim!”) e escrevemos todos os nossos textos com uma Bic Cristal.

Nas estantes de livros sobressaem os nomes de Mário Zambujal, lídia Jorge e José Cardoso Pires, mas também os de Gabriel García Márquez e Milan Kundera. O Nome da Rosa deixa-nos a coçar a cabeça, intrigados. Os Filhos da Droga provoca-nos emoções fortes, levando-nos à reflexão. E existe um cubo mágico em todas as casas. Ainda te lembras?

É uma época que privilegia a originalidade, o risco e a expressão criativa. Trinta anos depois, recordamo-la com uma saudade bem portuguesa. Ou descobrimo-la pela primeira vez, com a curiosidade natural de quem se depara com um engraçado segredo. Isto porque o revivalismo está em alta, tanto que o retro perdeu a conotação de “retrógrado”, mantendo-se apenas como diminuitivo de “retrospetiva”.

Hoje gostamos de iniciar as conversas com a expressão “ainda sou do tempo”. Sorrimos ao invocar velhas memórias. É o que fazemos nos artigos abaixo, celebrando alguns dos livros – e filmes, e séries, e músicas – que acompanharam as gerações que cresceram na década de 1980. Bem-vindos ao passado!

classicos-especial-retro-estante01


1980 – 1983


Estamos em plena guerra Fria. Começam a aparecer os primeiros computadores. A música é dominada por nomes como Michael Jackson, Madonna e David Bowie…

Ler mais

1984 – 1988


A década continua. As rádios são invadidas pelo viciante “We Are the World”, uma canção que reúne artistas como Michael Jackson, Lionel Richie, Cindy Lauper…

Ler mais

1989 – 1991


No final da década de 1980, a globalização avança a todo o vapor. Depois dos computadores, popularizam-se os primeiros laptops. O hoje icónico Game Boy…

Ler mais




pacman-jogos-da-infancia-especial-retro-estante

Regresso à infância

Todos temos um primeiro livro. O primeiro que nos cativa do início ao fim, aquele que nos prende ao universo literário, que nos abre a mente, que nos estimula a curiosidade pelo mundo e que, ainda hoje, desperta boas memórias de infância…

Ler mais


livros-para-nostalgicos-especial-retro

 

Livros para nostálgicos

barra-preta-especial-utopias
Existem livros que despertam saudades logo à primeira leitura. São livros que recuperam memórias de outros tempos, divertidas até mesmo para quem não as viveu…

Ler mais

 

Kurt Cobain

50 anos Ler mais

A história dos anos 80 em 10 livroshistoria-em-10-livros-especial-retro-estante

Ler mais

Perfis dos anos 80perfis-dos-anos-80-especial-retro-estante

Ler mais

DN Jovemdn-jovem-especial-estante-fnac

Ler mais

mixtape-especial-estante-fnac02MIXTAPE

A riqueza cultural da década de 1980 vai muito além dos livros. É bem generosa – quase infindável, convenhamos – a lista de músicas, filmes, artistas e espetáculos televisivos que fazem parte do nosso imaginário e que, ainda hoje, movem multidões. Tão marcante foi a época que até quem veio ao mundo anos depois sente que fez parte dela. Despertemos, então, a nostalgia que há em nós.

Ler mais