És apaixonado por fotografia? Estes livros vão “captar” o teu interesse

 livros-de-fotografia-fnac

Obturação, DSLR, fotómetro, ISO… Felizmente uma imagem fala por mil palavras. E se adoras fotografia não te deixes intimidar. Deixamos-te aqui uma seleção de livros que te vai inspirar.

PARA OS AMANTES DO RETRATO

 The-Complete-Portrait-Manual

The Complete Portrait Manual

AA. VV.

Aprende a tirar a selfie perfeita. Começa por este manual de retratos que te vai ensinar as noções básicas de fotografia e ainda dicas especificas sobre poses, ângulos, retoques, luz e tanto mais. São mais de 200 páginas, mas vale bem a pena pois podes aprender não só as noções básicas, mas também grandes truques para os teus retratos se tornarem únicos.


Um-Silencio-Interior-Os-Retratos-de-Henri-Cartier-Breon

Um Silêncio Interior

Agnes Sire

Depois das selfies sai à rua com os trabalhos de Henri Cartier-Bresson, pioneiro da street photography. Estes trabalhos vão-te inspirar a explorar a fotografia em movimento e sem poses pensadas. Porque, como o próprio dizia, o importante é captar o momento decisivo da ação. Neste livro encontras trabalhos inéditos lado a lado com as suas fotografias mais famosas.

PARA OS VICIADOS EM DESPORTO

surf photography

Surf Photography

Leroy Grannis

Surf, ondas e mar sem fim. Leroy Grannis é conhecido como o padrinho da fotografia de surf e não é para menos. As suas técnicas dos anos 60 e 70 inovaram a forma como se documentava a vida dentro e fora do desporto. Nesta reedição dos seus melhores trabalhos, encontras o dia a dia destes atletas, as competições e as ondas (também de fãs) à sua volta.

PARA OS QUE NÃO PERDEM UMA PAISAGEM

photo foto portugal

Foto Portugal

Joel Santos e Magali Tarouca

Uma inspiração para portugueses e estrangeiros, este álbum explora as paisagens de tirar a respiração de Portugal. Foram precisos drones, bons fotógrafos, habitantes locais e muita paciência. Para os mais curiosos, os autores até deixaram as localizações e horas exatas para reproduzir as mesmas fotografias.


magum atlas

Magnum Atlas

Magnum Photos

De Portugal dá o salto para o estrangeiro, só não pares de fotografar. No seguimento do bestseller A Year in Photography, a cooperativa Magnum editou um álbum com 365 fotografias no qual são documentados os cantos mais sombrios do mundo – e os mais bonitos também. Aqui encontras uma beleza sem igual que vai para lá das aparências.


Manual-do-Fotografo-de-Rua

Manual do Fotógrafo de Rua

David Gibson

Estejas onde estiveres lembra-te que inspiração e técnica caminham lado a lado. E o que queremos é que saias à rua com este manual numa mão e a máquina fotográfica na outra. Percorre os tutoriais de 20 dos melhores especialistas em fotografia de rua como se fossem desafios, aprende a capturar o momento perfeito e torna-te um mestre da fotografia.

PARA OS QUE ESTÃO SEMPRE EM VIAGEM

masters of the landscape

Masters of Landscape Photography

AA. VV.

E já que estamos na rua passemos pelas paisagens, mas cada mestre no seu galho, que é como quem diz: cada um ensina o que sabe. E neste livro é muito verdade. A fotografia de paisagem é das mais tentadas e cobiçadas entre os fotógrafos amadores, mas cada paisagem tem a sua técnica. Este livro permite-te acompanhar cada fotógrafo e as suas práticas, desde o equipamento que usam até à captura final.


The-Photo-Ark

The Photo Ark

Joel Sartore

E com as paisagens não podem faltar os animais. The Photo Ark põe milhares de animais selvagens nas tuas mãos. O livro do projeto homónimo do fotógrafo Joel Sartore, criado em conjunto com a National Geographic, tem como objetivo “fazer com que o mundo se preocupe com as espécies ameaçadas”. Nesta arca de um dos mais prestigiados fotógrafos mundiais da vida animal, vais conhecer espécies que nem sabias que existiam.


Leia-Isto-se-Quer-Tirar-Fotografias-Incriveis-de-Lugares

Leia Isto se Quer Tirar Fotografias Incríveis de Lugares

Henry Carroll

Achas que já percebeste tudo? Vamos trocar-te as voltas. O título diz tudo. Cinquenta dos melhores profissionais da fotografia dão-te as suas dicas de como fotografar em qualquer sítio, com qualquer câmera. Se gostares deste livro não fiques por aqui. Existem outros livros na coleção para continuares a aprimorar o fotógrafo que há em ti.

PARA OS QUE ADORAM UMA BOA HISTÓRIA

Humans-of-New-York-Stories

Humans of New York: Stories

Brandon Stanton

Brandon Stanton é um bom exemplo de um fotógrafo capaz de captar a personalidade e expressão dos seus modelos. Este livro surge no seguimento de um blogue começado em 2010 sobre os habitantes de Nova Iorque, mas que já se espalhou a outros cantos do mundo. Nesta versão são reveladas, pela primeira vez em livro, as histórias por detrás de cada fotografia.

PARA OS QUE GOSTAM DE FOTOS FORA DA CAIXA

Como-Criar-Uma-Fotografia

Como Criar Uma Fotografia

Mike Simmons

Seja qual for o plano, seja qual for a máquina ou o tipo de fotografia, lembra-te que existe ainda a pré e a pós-produção (até para os amadores). Estas técnicas aplicam-se desde as fotos mais simples, passando pelas mais espontâneas e terminando nas produções mais complexas. Aqui podes aprender todos os truques pela mão de grandes autores como Tom Stoddart, premiado pela World Press Art, e Mandy Barker, premiada pela Lensculture.


Fifty-Paths-to-Creative-Photography

Fifty Paths to Creative Photography

Michael Freeman

E, por fim, para os mais curiosos e criativos que querem elevar a fotografia a outro nível, aqui te deixamos uma perspetiva de técnica vs. arte. Percebes o tom do livro logo nas primeiras páginas através de uma mensagem ao topo: “Não há regras.” É também sem rodeios que este livro apresenta conselhos dos melhores fotógrafos do mundo. Para aprenderes a pensar na fotografia ainda antes de a tirares.

Por: Aléxia Costa

Gostou? Partilhe este artigo: