Era uma vez: os personagens mais típicos dos contos de fadas

Cada conto de fadas é único, mas algumas das figuras que os compõem tendem a repetir-se. Descubra como se interligam.

Veja aqui a legenda e descubra mais abaixo quais as personagens presentes em cada história:


legenda-cada-historia-com-personagens

legenda-cada-historia-e-personagens


 

historias-com-heroinas

A Jovem Heroína

Os contos de fadas são, na sua maioria, protagonizados por jovens e belas raparigas. O objetivo é que as leitoras se identifiquem com elas para melhor assimilarem a moral da história. Estas precoces heroínas assumem diversas formas: podem ser crianças ou adolescentes, mais ou menos destemidas, simples mendigas ou magníficas princesas. O que quase sempre têm em comum é que têm de ultrapassar sozinhas e por vontade própria os vários problemas com que se deparam.

heroina-entra-em-historias

 


historias-com-principes-encantados

O Príncipe Encantado

Conhecemo-lo como “encantado”, mas talvez fosse mais correto apelidá-lo de “encantador”. Os contos de fadas apresentam-no como o homem perfeito que vem em socorro da heroína e conquista o seu amor. Bonito, rico, romântico e corajoso, costuma assumir um papel secundário, servindo geralmente de recompensa à protagonista depois de ultrapassar as suas dificuldades.

historias-com-principes


historias-com-lobos

O Lobo

Haverá animal mais injustiçado pelos contos de fada do que o lobo? Movido pelo insaciável apetite que o leva a tentar devorar tudo e todos que lhe surgem pela frente, é retratado como vilão nas várias histórias em que aparece, ao ponto de muitos o conhecerem como “Lobo Mau”. Representa, na maior parte dos casos, as ameaças mais e menos evidentes da vida.

historias-com-lobos


historias-com-madrastas

A Madrasta Má

Há muito poucas mães nos contos de fadas. E as madrastas são sempre más. Estas histórias foram, afinal, pensadas numa época em que a linhagem familiar era de extrema importância. Quando um homem com filhos voltava a casar, a madrasta via os enteados como uma ameaça à sua herança. Por sua vez, os filhos viam-na como alguém que vinha substituir a adorada mãe. Havia ainda o problema da partilha de atenção. Resultado? Algumas das maiores vilãs deste tipo de ficção.

historias-com-madrastas-mas


historias-com-monstros

O Monstro

Pode ser um ogre, um dragão ou um gigante num castelo acima das nuvens. Seja qual for o caso, os monstros são sempre dignos de medo. Incapazes de lhes fazer frente pela força, os heróis são obrigados a usar a cabeça para os derrotar. No entanto, às vezes também se descobre que são apenas incompreendidos e, por trás do aterrorizante aspeto, escondem um grande coração.

historias-com-monstros


historias-com-fadas

A Fada

Pode parecer estranho, mas não existem assim tantas fadas nos contos de fadas. Quando surgem, são criaturas mágicas e bondosas, munidas de uma varinha. O que não quer dizer que não haja fadas más. Que o diga a Bela Adormecida.

historias-com-fadas


historias-com-bruxas

A Bruxa Má

Nos mágicos mundos dos contos de fadas, predominam as bruxas. São quase sempre velhotas feias e enrugadas, que se vestem de preto e voam em vassouras, mas também podem surgir noutras formas e às vezes até se disfarçam de madrastas (más). Ao contrário das fadas, usam a magia com as piores intenções: raptam crianças, transformam pessoas em animais e lançam os mais tenebrosos feitiços.

historias-com-bruxas-mas


historias-com-avozinhas

A Avozinha

É a voz da razão e da experiência. A figura que os jovens protagonistas (que geralmente são seus netos) procuram sempre que precisam de conselhos. Serve também de contadora de histórias: é através destas que costuma partilhar a sabedoria.

historias-com-avozinhas


Por: Tiago Matos
Ilustrações: Richard Câmara

Gostou? Partilhe este artigo: