Em Revelação: Moinho

Fotografia: Moinho

Em 2009 decidiram recuperar um método ancestral de fabrico de papel. Hoje, a Moinho destaca-se pela inovação e pela preocupação com a sustentabilidade ambiental.

TOP 3
Produtos Moinho

PAPEL SEMENTES

A vida deste papel prolonga-se mesmo depois do fim a que f oi destinado. Basta plantá-lo na terra e esperar que uma vida nova f loresça.

PAPEL GANGA

Agora as jeans velhas e desgastadas também podem ter um final feliz. Um papel fortemente texturado, tão icónico como o tecido que o origina.

PAPEL COM AROMAS

Cada folha de papel tem a sua identidade própria. Estas até podem ser reconhecidas pelo cheiro.

O papel é a essência dos livros e desengane-se quem pensa que só vem das árvores. Há mais de sete anos que a Moinho se dedicou a transformar o algodão em papel amigo do ambiente. Rui Silva, responsável pela empresa, a única da Europa a desenvolver esta técnica, destaca a singularidade do projeto que tem como visão “aliar a sustentabilidade ao design, acrescentando sempre valor ao produto.” A técnica de utilizar algodão como matéria-prima não é nova. Dois mil anos depois de ser inventada, continua a permitir que o produto final tenha uma maior textura, durabilidade e, claro, qualidade.

Proteger o ambiente que é de todos

Nesta empresa onde trabalham 14 pessoas, uma das maiores preocupações é a sustentabilidade e o impacto social e ambiental dos seus produtos. Desde o início da produção até depois de serem utilizados, estes papéis ajudam a proteger o planeta e a reduzir a pegada ecológica de cada um. Partindo unicamente de desperdícios têxteis, o papel é composto por 100% de algodão e pode ainda ser personalizado à medida dos clientes. Desde a cor à textura, todas as folhas carregam uma história única e cheia de personalidade.

Plantar uma história

Já alguma vez lhe tinha passado pela cabeça que um papel amarrotado e atirado para o chão poderia resultar numa bela flor? É exatamente isso que acontece se plantar uma destas folhas. Seja em cadernos, em livros ou mesmo em páginas de revistas, a natureza tem presença assídua. Impregnados de sementes vivas, estes papéis artesanais podem dar origem a novas histórias para contar.


A recuperação de um processo ancestral de produção de papel confere à Moinho uma singularidade única na Europa.


Por: Andreia Vaz

Gostou? Partilhe este artigo: