Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe

Naturalidade:
Boston, Massachusetts, Estados Unidos

Data de nascimento:
19 de janeiro de 1809

Morte:
7 de outubro de 1849

Edgar Allan Poe não chega verdadeiramente a conhecer os pais. Quando tem apenas um ano, o pai abandona a família; dois anos depois, a mãe morre de tuberculose. Poe é então acolhido por uma família de mercadores, mas opta pelas letras em detrimento dos negócios e começa a escrever poemas desde muito cedo. É na área das línguas que se matricula para estudar na Universidade de Virginia, mas rapidamente se vê sem dinheiro para fazer face às várias despesas e é forçado a desistir depois de apenas um ano.

De volta a casa, publica Tamerlane and Other Poems, o seu primeiro livro, em 1827. Mais ou menos na mesma altura alista-se no exército mas, quatro anos depois, força a dispensa, desobedecendo propositadamente a ordens a fim de ser condenado em tribunal marcial. É a partir daqui que se procura focar na escrita a tempo inteiro, dividindo o tempo entre a criação de poemas e contos e o trabalho como crítico literário para revistas e jornais locais, exibindo no processo uma dureza que lhe vale várias inimizades.

Contos como “Os Crimes da Rua Morgue”, “A Queda da Casa de Usher”, “O Coração Revelador” e “O Gato Preto” fazem-no precursor de géneros hoje tão populares como a literatura policial ou de horror, mas é muito pouco o dinheiro que consegue retirar a partir do talento criativo. Em 1845, com a publicação do poema O Corvo, alcança enfim algum reconhecimento, mas a alegria não o acompanha durante muito tempo.

No início de 1847, morre a sua esposa – e prima – Virginia. Devastado com a perda, Poe refugia-se na bebida. No dia 3 de outubro de 1849, é encontrado incoerente e delirante a vaguear pelas ruas de Baltimore, vestido com roupas que não lhe pertencem. É levado para um hospital, mas não é capaz de explicar o que lhe aconteceu. Acaba por morrer, no dia 7. Só a partir daí cresce em popularidade enquanto escritor.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: