Duelos do Europeu: Elena Ferrante vs. Oscar Wilde

É o duelo literário mais estranho até agora. Aproveitando a disputa entre Itália e Irlanda no Euro 2016, entram em campo a anónima italiana Elena Ferrante e o clássico irlandês Oscar Wilde. Quem leva a melhor?

Elena Ferrante

Naturalidade: Itália
Nascimento: ?

Oscar Wilde

Naturalidade: Irlanda
Nascimento: 16 de outubro de 1854
Morte: 30 de novembro de 1900

Livro de estreia

Um Estranho Amor foi publicado por Elena Ferrante em 1991 e posteriormente reunido a Os Dias do Abandono (2002) e A Filha Obscura (2006) na coleção Crónicas do Mal de Amor. É a história de uma mulher que tenta descobrir a razão do suicídio da mãe.

Se falamos somente de romances, Oscar Wilde publicou apenas um: O Retrato de Dorian Gray. Mas é um dos romances mais elogiados de todos os tempos.


Vantagem: Oscar Wilde

Bibliografia

Já escreveu vários romances, mas foi a Tetralogia de Nápoles que a tornou uma celebridade a nível internacional. Esta história sobre duas amigas é composta pelos livros A Amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e A História da Menina Perdida.

Embora não seja o mais prolífero dos autores, Oscar Wilde publicou um romance, vários poemas, ensaios, peças e contos. São de sua autoria textos tão emblemáticos como Salomé, De Profundis e A Importância de Ser Earnest.


Vantagem: Oscar Wilde

Distinções

Foi finalista do Man Booker International Prize e venceu o Independent Publisher Book Award, mas o mais surpreendente é ter sido incluída este ano na lista de pessoas mais influentes do mundo da revista Time. Mesmo que ninguém saiba quem é.

Não ganhou prémios relevantes no seu tempo, mas é hoje tido como um dos mais importantes autores de sempre.


Vantagem: Oscar Wilde

Imagem de marca

Não se sabe quem é Elena Ferrante. Tudo indica que seja uma mulher italiana, mas só o seu editor a conhece. E apenas concede entrevistas por escrito.

De personalidade ao mesmo tempo refinada e extravagante, Oscar Wilde é ainda hoje lembrado pelas respostas marcantes com que ripostava a críticos (e não só). São de sua autoria muitas das citações mais divertidas que povoam hoje em dia a Internet.


Vantagem: Oscar Wilde

História literária
do país 

Sempre pragmática na linguagem, a literatura italiana tem como principais referências nomes como Dante, Maquiavel, Italo Svevo, Umberto Eco e Italo Calvino.

James Joyce. Samuel Beckett. Jonathan Swift. Bram Stoker. C. S. Lewis. A literatura irlandesa é composta por grandes autores e textos com uma sensibilidade muito particular.


Vantagem: Oscar Wilde

Relação do país
com a leitura

Dados: UNESCO e NOP World Culture Score

A Itália tem uma taxa de literacia de 99,2% e os italianos passam, em média, 5,36 horas por semana a ler.

A Irlanda é derrotada nesta categoria por falta de comparência. Não consta nos dados da UNESCO nem do NOP World.


Vantagem: Elena Ferrante

Ranking FIFA da seleção

Dados: FIFA (2 de junho de 2016)

A Itália de Buffon, Chiellini e De Rossi parte para o jogo contra a Irlanda já apurada para os oitavos-de-final do Euro 2016, graças a duas vitórias nos dois primeiros jogos. Nada que se estranhe: é a 12.ª classificada no ranking da FIFA.

A Irlanda ainda não venceu no Euro 2016. Parte para o duelo com os italianos no último lugar do seu grupo, parecendo confirmar as baixas expectativas que a 33.ª posição no ranking da FIFA indicavam.


Vantagem: Elena Ferrante

Resultado final

Elena Ferrante 2 – 5 Oscar Wilde

Oscar Wilde pode não parecer à partida o maior adepto de duelos, mas arrumou a anónima italiana com a mesma desenvoltura com que costumava responder aos seus detratores.

Gostou? Partilhe este artigo: