Diz-me o que bebes, dir-te-ei o que ler

bebidas-livros-revista-estante-fnac

Haverá melhor companhia para uma relaxante tarde de leitura do que uma bebida? Aqui ficam dez sugestões bem aliciantes para matares a tua sede de livros. E não só.


o-que-viram-as-flores

VINHO TINTO

O Que Viram as Flores
Julia Heaberlin

Mistério, segredos e suspense são os parceiros ideais para acompanhar um bom copo de vinho tinto. Tessa, a protagonista do novo thriller de Julia Heaberlin, sobreviveu ao ataque de um serial killer, mas 20 anos depois os medos do passado voltam a assombrar a sua vida. Com uma história assim, não haverá motivos que façam largar o livro. Ou o copo.


O-Grande-Gatsby

MARTINI

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald

Depois da guerra veio a loucura dos famosos anos 20. Festas magníficas, regadas com espantosos cocktails, que deixavam os ricos cada vez mais ricos enquanto a restante sociedade caminhava para a crise. Centrado na vida do milionário Jay Gatsby, este clássico americano esconde uma crítica à ganância e prepotência das classes altas da época.


sr-mercedes-revista-estante-fnac

BLOODY MARY

Sr. Mercedes
Stephen King

Embora inofensivo, este cocktail transporta-nos para um universo de terror, cheio de crimes e perseguições sangrentas. Um universo onde se destaca um nome: Stephen King, apelidado por muitos de “mestre do terror”. Numa luta entre o certo e o errado, King faz-nos entrar na mente de um assassino em série, obcecado com a adrenalina que a morte lhe transmite.


pussy

CERVEJA

Pussy
Howard Jacobson

Entre mergulhos e banhos de sol, nada melhor do que um gole de cerveja gelada acompanhado de um bom livro de humor que nos faça olhar com outros olhos para os problemas do dia a dia. Apesar de ser um conto de fadas, Pussy é inspirado numa história bem real: a eleição de Donald Trump. Como é possível que o maior falhado do reino tenha chegado a líder? É isso que tentamos descobrir.


carnaval-no-fogo

ÁGUA DE COCO

Carnaval no Fogo
Ruy Castro

Com este tempo quente darias tudo para estares deitado à beira-mar, a desfrutar de uma refrescante água de coco e de um livro com sabor a samba? Claro que sim! E por falar em samba, nada melhor do que um saltinho até ao outro lado do Atlântico para ficares a conhecer os encantos do país onde até a língua portuguesa tem um sabor mais doce. Sabes do que falamos? Do Brasil, claro.


Livro-do-Desassossego

CAFÉ

Livro do Desassossego
Fernando Pessoa

Curto, cheio, pingado ou à italiana. São tantas as formas de apresentar esta bebida amarga, indissociável do grande poeta português do século XX, Fernando Pessoa. Assinada pelo seu semi-heterónimo, Bernardo Soares, esta coletânea de textos é o desabafo angustiado de um homem que se sentia preso dentro de si mesmo.


Orgulho-e-Preconceito

CHÁ

Orgulho e Preconceito
Jane Austen

Embora tenha sido levado para Inglaterra por uma rainha portuguesa, o chá ficou para sempre ligado às tradições da alta sociedade britânica. Numa viagem ao início do século XIX, Jane Austen, a autora deste romance intemporal, ajuda-nos a compreender aquilo que está por detrás da aparente imagem de calma e elegância da classe aristocrática.


jardim Alfazema

CHOCOLATE QUENTE

As Meninas dos Chocolates
Annie Murray

Esta não é a primeira bebida de que nos lembramos em pleno verão. Mas naquelas noites mais frias ninguém nos tira o cobertor, o chocolate quente ou livro das mãos. Neste romance, Edie, Ruby e Janet são protagonistas de uma história na qual o doce sabor do chocolate se mistura inesperadamente com o paladar amargo da primeira Grande Guerra.


livro-com-sono

LEITE

O Livro com Sono
Cédric Ramadier e Vincent Bourgeau

A hora de dormir nem sempre é fácil. Para os miúdos é um desperdício de tempo e para os graúdos pode mesmo ser uma dor de cabeça. Por mais sono que tenham, os pequenotes lutam e lutam até não poderem mais. Mas há uma regra de ouro na hora de os deitar: um copo de leite morno, acompanhado de um bom livro de histórias e em menos de nada já estarão a sonhar.


dama-do-lago

WHISKY

A Dama do Lago
Raymond Chandler

Sempre se ouviu dizer que um bom whisky tem de ser velho. O tempo traz-lhe requinte e sofisticação. Com os policiais acontece o mesmo e até há quem diga que os melhores são mesmo os clássicos. A Dama do Lago não é exceção. Dois desaparecimentos misteriosos levam o detetive Marlowe até uma pacata vila campestre onde um corpo é avistado a boiar nas águas calmas do lago Little Fawn.

O QUE ELES BEBEM NOS LIVROS

Curioso para saber quais são as bebidas preferidas de alguns dos mais icónicos personagens da literatura mundial? Aqui estão elas.

Hercule Poirot
Tisanas e chocolate quente

James Bond
Vodka Martini

Holden Caufield
Cocktail Tom Collins

Por: Andreia Vaz

Gostou? Partilhe este artigo: