Diz-me onde moras, dir-te-ei quem és

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Madrid, Huesca, Teerão e Santiago do Chile serão algumas das cidades exploradas nos próximos títulos da coleção. Outra cidade portuguesa também deverá estar para breve.

a-minha-cidade-revista-estante-fnacFotografia: Bruno Colaço/4SEE

Na coleção A Minha Cidade, da Pato Lógico, as viagens são feitas em livros disfarçados de mapas que se desdobram para dar a conhecer as cidades de quem os desenhou.

Em cada livro – que é também um mapa – descobre-se uma cidade e 12 lugares escolhidos e descritos por um ilustrador que lá nasceu ou vive. A ideia partiu de um pressuposto lógico: “Quando viajamos queremos ser surpreendidos, mas também pedimos conselhos e sugestões às pessoas que vivem ou já estiveram na cidade para onde vamos.” Isto de acordo com André Letria, editor da Pato Lógico e diretor de arte da coleção A Minha Cidade, para quem os livros se destinam “a todos os que quiserem ter uma experiência de turismo de sofá”. Para já existem dois volumes, dedicados a Beja e Edimburgo. Para o futuro a ideia é manter a diversidade entre pequenas cidades e grandes metrópoles.


  edimburgo

Edimburgo

País: Escócia
Região: Edimburgo
Área: 264 km²
Habitantes: 495 000
Lingua Oficial: Escocês e gaélico escocês

Em Edimburgo, a montanhosa capital da Escócia é visualmente explorada por Marcus Oakley, que destaca e descreve alguns dos seus locais preferidos, como o Jardim Botânico Real de Edimburgo, o cinema The Filmhouse e o alfarrabista Armchair Books.

Ilustrador:
Marcus Oakley

É natural de Norfolk, em Inglaterra, mas foi Edimburgo que escolheu para viver e trabalhar. As suas ilustrações têm as mais diversas influências: chá, arquitetura, animais, folclore musical, os Beach Boys e até caminhadas de bicicleta. Intriga-lhe sobretudo o potencial interpretativo das linhas e procura explorá-lo em todos os seus trabalhos.


 beja

Beja

País: Portugal
Região: Baixo Alentejo
Área: 7,22 km²
Habitantes: 23 500
Lingua Oficial: Português

É uma cidade pequena mas encantadora aquela que Susa Monteiro desenha em Beja e da qual destaca 12 lugares que lhe dizem muito.

Ilustradora:
Susa Monteiro

Nasceu em Beja e, depois de estudar cenografia, figurinos e cinema de animação em Lisboa, para lá voltou. Especializada em banda desenhada e ilustração, os seus desenhos encontram-se em livros para adultos e crianças e ainda em imprensa, publicidade e exposições.

Gostou? Partilhe este artigo: