A dieta do paleolítico e a importância das bactérias


Loren Cordain

O cientista que popularizou a dieta do paleolítico apresenta aqui os fundamentos deste programa que adapta à atualidade os alimentos dos nossos antepassados.
Lua de Papel


Alanna Collen

Carne e osso, músculos e sangue, cérebro e pele. Apenas uma pequena parte de nós. O resto são bactérias e fungos. E é preciso tê-los em conta.
Objectiva


Erica Sonnenburg e Justin Sonnenburg

As bactérias têm um papel fundamental no controlo do peso, do humor e da saúde. Mas como cuidar delas de modo a que não se tornem terríveis inimigas?
Lua de Papel

O que é a dieta do paleolítico?

O que comiam os nossos antepassados? Não os mais diretos, mas os primeiros homens, os caçadores-recoletores da Idade da Pedra Lascada. A resposta é simples: animais selvagens, peixe, frutas e legumes silvestres. E, no entanto, quase todos os registos antropológicos os apresentam como pessoas saudáveis e enérgicas, sem cancro, doenças cardíacas ou outros problemas que muito afetam hoje a sociedade ocidental.

Muito mudou com o passar dos anos, mas a fisiologia humana permanece relativamente inalterada. E, no entanto, a nossa dieta alimentar tem muito pouco a ver com a original. Desde logo porque contém laticínios, cereais, sal, açúcar e gorduras saturadas, entre outros. Mas o que aconteceria se voltasse a comer como os nossos antepassados?

O que se come na dieta do Paleolítico?

dieta-paleolitico-certo-estante-fnac  Carnes magras, peixe, fruta, vegetais, ovos

dieta-paleolitico-errado-estante-fnac  Cereais, laticínios, açúcares refinados, carnes gordas, sal

 

Bactérias: afinal são aliadas?

No livro Queridas Bactérias, Justin e Erica Sonnenburg, investigadores da Universidade de Stanford, procuram desmistificar o papel desempenhado pelos micróbios. Segundo estes, o estilo de vida ocidental tem vindo a afetar de forma negativa a microbiota intestinal, responsável por facilitar a digestão, combater a depressão e criar defesas para o combate a doenças. A toma de probióticos – bactérias vivas com efeito benéfico – pode ajudar a criar uma maior resistência do organismo.

 


6 FORMAS DE VIDA SAUDÁVEIS

Cerebro-de-Fibra-fnac-estante-david-perlmutter

Cérebro de Fibra
David Perlmutter e Kristin Loberg
O neurologista que escreveu o bestseller internacional Cérebro de Farinha estabelece estratégias para estimular o cérebro.
Lua de Papel

O-Fator-pH-fnac-estante-rita-boavida

O Fator pH
Rita Boavida
Suspeita que pode ter o pH sanguíneo desequilibrado? A nutricionista Rita Boavida propõe aqui mais de 150 receitas e um plano alimentar completo para o harmonizar.
Manuscrito

Doce-Veneno-fnac-estante-claudia-cunha

Doce Veneno
Cláudia Cunha
A nutricionista Cláudia Cunha apresenta neste livro um plano de desintoxicação que permite que se livre do açúcar em apenas 21 dias.
A Esfera dos Livros

Vitamina-D-michael-holick-fnac-estante

Vitamina D
Michael F. Holick
Ao contrário do que muitos julgam, o nosso organismo precisa de doses razoáveis de exposição solar sem proteção. Este livro explica porquê.
Marcador

A-Cura-Alcalina-fnac-estante-stephan-domenig

A Cura Alcalina
Stephan Domenig
Poderá a sua saúde passar pelo controlo da acidez da sua dieta? É o que defende este plano de 14 dias, seguido por estrelas como Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham.
Vogais

A-Incrivel-Limpeza-do-Figado-e-da-Vesicula-fnac-estante-andreas-moritz

A Incrível Limpeza do Fígado e da Vesícula
Andreas Moritz
É possível “limpar” o fígado e a vesícula? O especialista em medicina integrativa Andreas Moritz dá a receita para purificar o corpo.
Marcador

 


Gostou? Partilhe este artigo: