Dicas para incentivar os miúdos a ler nas férias

livros-criancas-miudos-dicas-ler-revista-estante-fnac

Férias são sinónimo de descanso e, para os mais pequenos, uma oportunidade de criar novos hábitos em ambiente descontraído. A Estante deixa aqui algumas dicas para encher o verão das crianças de leitura, sonhos e aventura.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, as crianças com rotinas de leitura apresentam melhores resultados académicos (e não só) ao longo da vida, nomeadamente uma aprendizagem mais rápida, melhor capacidade de concentração, criatividade, memória, argumentação e uma melhor compreensão geral do mundo em seu redor. Por tudo isto e muito mais, deixamos aqui algumas ideias para tornar as leituras de verão no ponto alto das férias dos mais pequenos.

amigo

 

A-Festa-de-Pijama-da-Peppa

 

Ruca-Vai-a-Escola

 

Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-Vol-1

Dá o exemplo

Se o adulto tiver momentos dedicados à leitura, a criança vai imitá-lo. Habitua-te a mostrar os livros como um parceiro divertidoMas não te esqueças: é importante ter em conta os gostos de cada um. Começa por sugerir livros curtos, contos ou banda desenhada, de forma a mostrar à criança que a leitura não tem de ser entediante ou uma obrigação. Ler é divertido!


Promove leituras em conjunto

Os pediatras sugerem criar uma rotina diária de pelo menos 15 minutos em que miúdos e graúdos se juntam no momento de leitura. Este momento pode acontecer antes do jantar, por exemplo, para que durante a refeição exista o estímulo de conversar sobre o que foi lido.

Ler em conjunto, seja com adultos ou com os amigos da mesma idade, é uma ótima forma de estimular o interesse pelos livros. Conversar sobre os temas, dramatizar o texto e criar vozes para cada personagem tornam a leitura mais divertida e estimulante para os mais pequenos. Não há nada como formar um pequeno grupo de leitura para animar uma tarde de verão.


Cria um canto de leitura

Bastam dois (ou mais) assentos e boa iluminação e podes estar perante uma pequena biblioteca. Escolham os livros em conjunto e deixem que os mais pequenos façam parte de todo o processo. Este exercício é uma ótima forma de reforçar laços e passar mais tempo de qualidade juntos. Podes ainda aproveitar para partilhar alguns dos clássicos que marcaram a tua infância.


Usa a tecnologia como aliada

Com os estímulos de televisão, tablets e consolas, é complicado virar a atenção das crianças para um livro. Mas nem tudo está perdido e as aplicações digitais já são um aliado no que toca aos livros. Existem disponíveis vários livros com realidade aumentada que, em conjunto com uma aplicação no tablet ou smartphone, dão vida em três dimensões às estórias e personagens dos livros. Tens alguns bons exemplos deste tipo de tecnologia aqui.


Faz de cada livro uma aventura

Se o livro falar de animais,porque não levar o pequeno leitor ao zoo para complementarem a experiência do livro? E se for um livro com histórias do espaço, leva-o a fazer uma viagem ao planetário, ou tira um momento da noite para observarem as estrelas e deixarem a imaginação fluir para lá das páginas. Também deves ter em conta os filmes, séries ou peças de teatro que surgem a partir dos livros, como os das coleções de Porquinha PeppaRuca, Harry Potter, entre tantos outros. Estas podem ser ótimas formas de estimular o interesse pela leitura.


Não o deixes pensar que ler é um castigo

Lembrando que as férias são para descansar e queremos que a leitura seja um dos pontos altos dos dias das crianças, evita cobrar resultados. Opta antes por reconhecer e elogiar os seus esforços. Ler nunca deve ser um castigo. A intenção é manter o jovem ativo, mas também deixá-lo descansar e divertir-se. É suposto que a rotina de leitura seja leve e não rígida, uma feliz opção e não uma obrigação.

Por: Aléxia Costa

Gostou? Partilhe este artigo: