Destinos e Fúrias: o casamento que Barack Obama quer que conheças


Um livro para…
Apreciadores de narrativas psicologicamente intensas sobre o lado menos bom do casamento.

Primeiras frases
“Chuviscos grossos do céu, como uma cortina subitamente corrida. As aves marinhas interromperam a afinação, o oceano emudeceu. As luzes das casas foram-se esbatendo sobre a água, até se tornarem cinzentas.”

Se gostaste deste livro,
é provável que também gostes de…

Em Parte Incerta (Gillian Flynn)
Departamento de Especulações (Jenny Offill)
A Mulher Silenciosa (A. S. A. Harrison)

destinos-furias-revista-estante-fnac

Pode um relacionamento ser construído à base de segredos e manipulações? É o que explora Lauren Groff no seu maior sucesso: Destinos e Fúrias.

Um casamento que esconde vários segredos, visto através de diferentes perspetivas. Não sendo uma ideia inteiramente original, a execução deste romance, um dos mais mediáticos dos últimos anos, resulta numa leitura tão claustrofóbica quanto inesquecível.

O livro

Destinos e Fúrias é a história de um casamento. Ou, mais precisamente, de 24 anos de um casamento. É também um livro dividido em duas partes distintas: na primeira, é-nos dada a acompanhar a perspetiva de Lotto, um ator tornado dramaturgo; na segunda, vemos as coisas do ponto de vista de Mathilde, a sua mulher, cujo implacável engenho e ambição lembra a espaços Lady Macbeth. Outra comparação que podemos fazer é com Em Parte Incerta. No entanto, a visão de Destinos e Fúrias sobre os segredos que escondem todas as relações de longa duração não é tão pessimista como a do influente bestseller de Gillian Flynn. A união de Lotto e Mathilde esconde outro tipo de amor, assente no que fica por dizer.

A autora

Lauren Groff é uma escritora americana, nascida em 1978, que até ver publicou três romances e um livro de contos: The Monsters of Templeton (2008), Delicate Edible Birds (2009), Arcadia (2012) e Destinos e Fúrias (2015). Já foi recomendada por autores como Stephen King e tem sido apontada por vários órgãos de comunicação internacionais como um dos nomes mais promissores das letras americanas.

O gancho

Desde que foi publicado, Destinos e Fúrias tem-se revelado um enorme sucesso, tanto com a crítica como com o público. O romance foi um dos finalistas na categoria de ficção dos National Book Awards e foi recomendado por diversas figuras públicas, entre as quais Barack Obama. O 44.º Presidente dos Estados Unidos, fã confesso de thrillers psicológicos, elegeu Destinos e Fúrias como o seu livro favorito de 2015, provocando em Lauren Groff uma divertida reação no Twitter.


Gostou? Partilhe este artigo: