Descobre o livro ideal para os miúdos lá de casa

dia-livro-infantil-revista-estante-fnac

Que melhor forma de celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil do que transmitir o prazer pela leitura aos mais pequenos? Temos sugestões para todos os gostos.

São leitores de palmo e meio, mas nem por isso deixam de ser exigentes. Neste Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), que assim passou a ser designado para assinalar o aniversário de Hans Christian Andersen – autor de A Pequena Sereia ou O Soldadinho de Chumbocelebramos a literatura infantil e sugerimos títulos ora para os pequenotes fascinados por animais, ora para aqueles que se perdem por música, desafios e até histórias familiares.

 

Picasso e Van Gogh

O Livro da Selva

Dicionário por imagens

Contos sobre animais

Picasso & Van Gogh – Quem Fala assim não é Gato
Álvaro Magalhães

O gato Picasso e o cão Van Gogh vivem juntos na casa de uma pintora e, surpreendentemente, não se dão mal. Neste livro, Picasso farta-se de ser um gato doméstico e decide sair de casa. As aventuras vividas pelo felino e pelo seu fiel companheiro prometem cativar os mais novos.

O Livro da Selva
Yoyo Studios

Uma história bastante familiar às gerações mais velhas, que é aqui apresentada na forma de um conto de fadas. O Mogli e a sua família do reino selvagem estão de volta para deliciar e conquistar o coração dos mais pequenos. Esta coleção, recheada de ilustrações, inclui também clássicos como Os Três Porquinhos ou O Gato das Botas.

Dicionário Por Imagens dos Animais de Estimação
Vários

Com o intuito de educar e enriquecer o vocabulário e o conhecimento das crianças entre os 4 e os 10 anos, a famosa coleção dos dicionários com imagens explora, neste volume, o mundo dos animais de estimação. Além dos textos simples e cativantes, os mais pequenos têm ao seu dispor um vasto repertório de imagens bem coloridas.

 

Vai-Chegar-Um-Bebe

o meu avô

meu irmao invisivel

Histórias de família

Vai Chegar um Bebé
John Burningham

O processo de gestação de um bebé é contado aos mais novos, neste livro, de forma descomplicada. Com ternura e algum humor, John Burningham responde às perguntas desconcertantes e às inquietações associadas à gravidez, assumindo a perspetiva de irmão mais velho, sempre ciumento e curioso.

O Meu Avô
Catarina Sobral

Eis a história de um avô que pratica Pilates e ainda escreve cartas de amor, contada pelo seu próprio neto. Catarina Sobral, que escreveu e ilustrou este livro infantil, foi considerada a melhor ilustradora internacional em 2014 pelo júri da Feira Internacional do Livro de Bolonha.

O Meu Irmão Invisível
Ana Pez

O irmão do narrador acredita que, ao andar por aí com uma caixa de cartão na cabeça, se torna invisível. Ao longo da obra, este personagem vai cruzar-se com animais na selva, viajar pelo espaço e até explorar as profundezas do oceano. Cabe ao leitor colocar os óculos mágicos e descobri-lo.

 

 

A Escola

Atividades criativas

Mickey Mouse

Para aprender e brincar

A Escola
Claire Worteman

Um livro feito para as crianças se ambientarem à dinâmica e à rotina da escola, mesmo antes de a frequentarem. Conta com ilustrações e legendas que ajudam a aprender as primeiras palavras relacionadas com o ambiente escolar. No final, há ainda um jogo de autocolantes e um puzzle de 12 peças para colocar a teoria em prática.

Atividades Criativas para Crianças
Vários

Uma coleção de livros que procuram estimular a criatividade das crianças, desafiando-as a realizar atividades de escrita, matemática, ciências e trabalhos manuais. Cada livro conta com um nível de dificuldade distinto, consoante a idade das crianças. Uma ótima opção para ensinar os filhos, sem que estes se aborreçam.

Aprende a Contar com a Casa do Mickey Mouse
Disney

A personagem mais famosa da família Disney, o Rato Mickey, assume o papel de professor e ensina às crianças a disciplina dos números. Ajuda-as a contar, a resolver exercícios e a distinguir as figuras geométricas com muita diversão à mistura. A coleção engloba vários volumes, cada um deles dirigido a jovens de idades diferentes.

 

Música para crianças

Sementes de Música

Tchim pó

Para quem não passa sem música  

Música para Crianças
Vários

Para quem quer aprender não só música, como a sua história. Inclui curiosidades, ilustrações, minibiografias e atividades que farão as delícias dos pequenos leitores. Estes poderão navegar desde as origens da música até à atualidade, acompanhados por um CD – incluído no livro – com exemplos de estilos musicais.

Sementes de Música
Ana Maria Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues

Um livro para pais e filhos lerem e cantarem juntos. Reúne rimas infantis, canções de embalar e muitas histórias cheias de ritmo. Mas a música não se fica pelo livro, já que com ele vem um CD com uma diversidade de temas, instrumentos e melodias adequados para qualquer situação.

Tchim Pó Tchim no Jardim
Vários

Esta obra infantil promete ajudar os mais pequenos a despertar o “bichinho” da música. É indicado para crianças em idade pré-escolar, já que lhes permite experienciarem e sentirem a música pela primeira vez.


Por: Ana Beatriz Oliveira

Gostou? Partilhe este artigo: