Os 10 Livros da Minha Vida: David Machado

revista-estante-10-livros-da-vida-de-david-machado

David Machado

Idade: 37
Profissão: Escritor
Nacionalidade: Portuguesa

Nasceu em Lisboa, a 14 de junho de 1978, e, apesar de se ter licenciado em Economia, foram as palavras que o tornaram conhecido do público. Divide a sua escrita entre romances, contos e livros para crianças. Em abril deste ano sagrou-se um dos 12 vencedores do Prémio da União Europeia para a Literatura para autores em início de carreira, com o romance Índice Médio de Felicidade. Não foi o seu primeiro prémio. Em 2005 o conto infantil “A Noite dos Animais Inventados” recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso. Publicou três outros contos para crianças: “Os Quatro Comandantes da Cama Voadora”, “Um Homem Verde num Buraco Muito Fundo” e “O Tubarão na Banheira” (Prémio Autor SPA/RTP 2010 para Melhor Livro Infanto-Juvenil). Foi ainda responsável pela tradução dos livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares, e Obrigada Pelo Lume, de Mario Benedetti. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias de Itália, Alemanha, Reino Unido, Islândia, Sérvia e Marrocos.

video-revista-estante-entrevista-a-david-machado
Veja o vídeo da entrevista que o autor deu em exclusivo à Estante on-line

1. O Amor nos Tempos de Cólera

Gabriel Garcia Marquez

Neste romance a arte de narrar é absolutamente exímia e, por causa disso, todos os lugares-comuns das estórias de amor parecem escritos pela primeira vez.

2. Cuentos

Mario Benedetti

Benedetti é capaz de encontrar o dramatismo das histórias épicas na vida das pessoas comuns, em escritórios, apartamentos, cafés, etc. A sociedade urbana contemporânea, com todas as suas teias – desejos, conflitos e contradições –, descrita com ironia e precisão.

3. A Tia Julia e o Escrevedor

Mario Vargas Llosa

Uma grande história sobre um contador de histórias onde a realidade e a ficção se misturam.

4. Memorial do Convento

José Saramago

Este romance é um monumento. Uma época tão relevante da nossa História ganha vida através das frases tão trabalhadas de Saramago, de um enredo singular e perfeito, das reflexões de um narrador que nunca nos larga da mão. Além de tudo isso, é uma grande estória de amor.

5. As Vinhas da Ira

John Steinbeck

Steinbeck tem a capacidade de me pôr a sofrer com as personagens, com as suas angústias e medos, mas também com as suas esperanças e alegrias. A humanidade inteira parece estar dentro de um romance como As Vinhas da Ira.

6. Ham On Rye

Charles Bukowski

Há livros que devem ser lidos na altura certa da vida. Não é uma coisa fácil de acontecer. Comigo aconteceu poucas vezes. Uma delas foi Ham on Rye, de Bukowski, por deixar na minha cabeça tantas questões sobre a vida tão pré-formatada que vivemos.

7. O Senhor dos Anéis

J. R. R. Tolkien

Sempre me pareceu um livro (na verdade, são três) impossível. Não pelas estórias que tem dentro, claro. Mas porque inventar um mundo assim, com todas as suas gentes, lugares e histórias, só pode ser tarefa de alguém dotado de uma imaginação sobrenatural.

8. Uma Obra Enternecedora de Assombroso Génio

Dave Eggers

Há tantos motivos para eu não esquecer este romance. Antes de mais, a personagem, um jovem fervoroso que faz tudo para que sintam pena de si. Depois, as dezenas de recursos narrativos que Eggers usa com a maior simplicidade. E o experimentalismo. E as dúvidas que nos deixa. É tão bom quando um livro nos põe a duvidar.

9. Extremamente Alto e Incrivelmente Perto

Jonathan Safran Foer

Há, neste romance, equilíbrios quase perfeitos. As trivialidades dos nossos dias cheias de poesia. O passado e o presente entrelaçados numa malha sem pontas soltas. A forma como as crianças contornam as esquinas duras do mundo dos adultos. E linguagem, claro: cómica e triste ao mesmo tempo.

10. À Espera no Centeio

J. D. Salinger

A adolescência, com todos os seus dilemas, angústias, desejos, equívocos, ódios e, sobretudo, com a sua voz, existe neste curto romance.

Gostou? Partilhe este artigo: