A estante de David Borges

revista-estante-a-estante-de-david-borges

David Borges
Nasceu em Angola e por lá se iniciou como radialista. Chegou a Portugal aos 26 anos e, enquanto jornalista e apresentador, passou por RDP, TSF, SIC, Record, entre outros meios de comunicação. É atualmente comentador desportivo na SIC Notícias.

 video-a-estante-de-david-borges
 Veja o vídeo da rubrica

Ruy Duarte de Carvalho, Manuel Rui Monteiro e Eça de Queirós. A estante de David Borges é uma viagem contínua entre Angola e Portugal. Um reflexo do seu próprio percurso de vida.

Na estante de David Borges, os livros convivem com filmes, fotografias e memórias de África, entre as quais uma palanca negra gigante (“um animal único de Angola, que não há em mais nenhuma parte do mundo”) e um Pensador (“a imagem mais marcante do artesanato angolano”). As raízes angolanas são, de resto, uma forte influência na sua vida: “Quando me reformei, tive a necessidade de mergulhar mais profundamente nestas minhas raízes. Senti-me obrigado a pegar em coisas que tinha abandonado e a encharcar-me de coisas africanas”. A ascendência faz-se notar nos gostos literários, com a preferência por vários livros de autores angolanos. Menos – ou nada – presente está o futebol, isto apesar de trabalhar atualmente como comentador desportivo: “Para mim o futebol tem a ver com os 90 minutos de jogo. Não sou capaz de aprofundar, através de leituras, o fenómeno do futebol, porque acho que é uma coisa tão simples que dá para perceber sem necessidade de fazer uma biblioteca”. |


revista-estante-fnac-david-borges“Quando me reformei, senti-me obrigado a encharcar-me de coisas africanas”

Gostou? Partilhe este artigo: