Contraponto: Gabriela Oliveira vs. Rita Nascimento

gabriela-oliveira-revista-estante-fnac

rita-nascimento-revista-estante-fnac

O que seria se estas apaixonadas pelos sabores do mundo – uma adepta de receitas vegetarianas, outra de pastelaria – trocassem sugestões de livros?


O-Retorno

O Retorno
Dulce Maria Cardoso

O mais óbvio seria sugerir à Rita a leitura de um livro sobre alimentação (pensei de imediato em Comer Animais, de Jonathan Safran Foer). Contudo, vou recomendar um dos notáveis romances de Dulce Maria CardosoO Retorno – pelo retrato impressionante de uma época e de um país a braços com a descolonização apressada e pelo modo como a memória (também dos sabores) e as emoções são (des)construídas. A sua escrita é simplesmente extraordinária, admirável e imperdível.

A minha sugestão é Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel. Não sei se a Gabriela já o leu. É provável, porque é o livro ideal para quem adora comida e cozinhar. Mas, se já o leu, pode sempre relê-lo pois é um livro que calha sempre bem. É uma história de amor bonita, mas mais do que isso: é também sobre o amor pela comida e a forma como esta está diretamente ligada com as nossas emoções.


Vegetariana há 20 anos, Gabriela Oliveira, nascida em 1975, licenciou-se em Comunicação Social e tem colaborado com várias publicações enquanto jornalista. É autora de vários livros de culinária, além de organizar workshops para quem gosta de pôr a mão na massa.

Nascida em Cascais, Rita Nascimento estudou teatro mas foi a paixão pela pastelaria que a levou pelo mundo fora. Regressada a Portugal, criou um canal de YouTube com o nome La Dolce Rita, onde semanalmente apresenta receitas para gulosos.

NA FNAC…


Cozinha Vegetariana à Portuguesa
Este livro mostra que os vegetarianos não estão impossibilitados de apreciar a tradição gastronómica portuguesa. Gabriela Oliveira propõe-se ajudar os adeptos da comida vegetariana a prepararem deliciosos pratos confecionados à boa maneira portuguesa. Como só nós sabemos.

Uma Pastelaria em Casa
E se te disséssemos que é possível preparares o que de melhor há na pastelaria portuguesa no conforto da tua casa? Com este livro de La Dolce Rita, aprende a fazer pastéis de nata, palmiers, mil-folhas, pães-de-deus, bolas de Berlim e muito mais!

Gostou? Partilhe este artigo: