Comic Con: 7 livros para quem devora cultura pop

 
 
 
 

comic-con-revista-estante-fnac

A Comic Con está de regresso a Portugal para quatro dias de uma verdadeira festa que promete fazer as delícias de todos os fãs de cultura pop.

Entre 14 e 17 de dezembro, a Exponor, em Matosinhos, recebe grandes figuras nacionais e internacionais de áreas tão distintas como cinema, televisão, música, banda desenhada e videojogos. Mas os motivos de interesse não se esgotam nos painéis de discussão e nas sessões de autógrafos: existirão também exposições, workshops, cosplay e estreias exclusivas.

Consideras-te um entusiasta da cultura pop? Queres antecipar a experiência que será esta edição da Comic Con? Eis alguns livros que vais querer ler.


A-Subita-Aparicao-de-Hope-Arden

A Súbita Aparição de Hope Arden

Claire North

Chama-se Catherine Webb, mas é mais conhecida como Kate Griffin ou Claire North, pseudónimos que utiliza para escrever, respetivamente, fantasia e ficção científica. Embora qualquer um dos alter egos justificasse a presença, é o trabalho enquanto Claire North que vale a chamada desta britânica à edição deste ano da Comic Con. Depois do muito elogiado As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, este romance distinguido com um World Fantasy Award apresenta-nos uma rapariga com um talento muito particular para desaparecer da memória de todas as pessoas que conhece. Independentemente do que (lhes) faça.


A-Espada-do-Destino

A Espada do Destino

Andrzej Sapkowski

Depois de O Terceiro Desejo, chegou-nos este ano mais uma coleção de contos do polaco Andrzej Sapkowski, originalmente publicada em 1992. Estas são as histórias que precedem a celebrada saga The Witcher – entretanto adaptada ao cinema, à televisão, à banda desenhada e ao mundo dos videojogos –, sobre Geralt de Rivia, um caçador de monstros com poderes sobrenaturais num mundo (fortemente influenciado pela mitologia eslava) onde ninguém está em segurança. Andrzej Sapkowski estará presente nos quatro dias da Comic Con Portugal.


comer-beber

Comer/Beber

Filipe Melo e Juan Cavia

No seguimento da saga Dog Mendonça e PizzaBoy e da novela gráfica Os Vampiros, Filipe Melo e Juan Cavia voltaram a unir esforços para um livro que, nas palavras de Carlos Vaz Marques, funciona como uma “refeição completa” para leitores com “fome de histórias”. Comer/Beber é composto por dois contos de banda desenhada, sobre os quais podes saber mais aqui, e tanto o autor português como o ilustrador argentino marcarão presença na Comic Con deste ano para falarem melhor sobre eles.


Será que os androides sonham com ovelhas elétricas

Será que os Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Philip K. Dick

Edward James Olmos, ator americano que participou em filmes como Blade Runner e séries como Battlestar Galactica, é um dos convidados da Comic Con Portugal deste ano. Razão mais do que suficiente para sugerirmos o livro que deu origem ao filme Blade Runner em 1968 e que, por sua vez, inspirou também a sequela Blade Runner 2049. O romance de Philip K. Dick, passado num futuro pós-apocalíptico, é protagonizado por um homem incumbido de eliminar seis androides que se misturaram entre a população terrestre. Mas será que é assim tão simples reconhecer humanidade?


Jeremiah-Um-Porto-nas-Trevas

Jeremiah: Um Porto nas Trevas

Hermann

O escritor e ilustrador Hermann Huppen é outro dos artistas que vai passar pela Exponor nesta edição da Comic Con. Aos 79 anos, o belga é especialmente conhecido pela série de banda desenhada Jeremiah, situada nuns Estados Unidos tão profundamente divididos por guerras raciais que acabaram por reverter aos modos do Velho Oeste. Os protagonistas desta espécie de western pós-apocalíptico são o jovem Jeremiah e o seu amigo Kurdy, que viajam pelo país em busca de um futuro mais risonho.


elixir-eterna-juventude

O Elixir da Eterna Juventude

Fernando Dordio e Osvaldo Medina

E se Sérgio Godinho fosse uma personagem de banda desenhada em busca de um misterioso elixir que garante a juventude eterna? É o que acontece nesta curiosa história ilustrada por Osvaldo Medina, que passará pela Comic Con. Nascido em Angola, este ilustrador (e animador) conta já com uma extensa obra, incluindo álbuns tão distintos como Super Pig, Kong, the King e As Aventuras do Papa Chico e os Três Pastorinhos.


American-Vampire-Vol-1

American Vampire

Scott Snyder, Stephen King e Rafael Albuquerque

Outro ilustrador de peso que estará presente na Comic Con Portugal deste ano é o brasileiro Rafael Albuquerque, o homem que tem dado corpo à premiada série de banda desenhada American Vampire. Nesta história, os vampiros não são um único grupo, mas uma classe de criaturas divididas em várias fações, com conflitos internos e períodos evolutivos distintos. Os autores não podiam ser mais apelativos: Scott Snyder, responsável por inúmeras histórias de Batman e Super-Homem, e Stephen King, um dos romancistas mais populares do mundo.


Por: Tiago Matos

Gostou? Partilhe este artigo: