Chico Buarque

Chico Buarque

Naturalidade:
Rio de Janeiro, Brasil

Data de nascimento:
19 de junho de 1944

Primeiro livro publicado:
Fazenda Modelo (1974)

Francisco Buarque de Hollanda é o quarto de sete filhos de um historiador e uma pianista. Convive, por isso, desde cedo com vários intelectuais e artistas brasileiros, o que lhe aguça o interesse por música. Mais tarde, na adolescência, desenvolve igualmente o gosto pela literatura, passando pelos clássicos franceses, alemães e russos antes de procurar os brasileiros. É a estas duas formas de arte que se dedica, em especial a partir do momento em que abandona os estudos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

A partir da década de 1960, assume-se gradualmente como novo talento da música brasileira. Debate-se, no entanto, diversas vezes com proibições da censura devido às letras alegadamente “ofensivas” de alguns dos seus temas. Em paralelo com o tremendo sucesso da carreira musical, escreve argumentos para filmes e peças de teatro, chegando a ser distinguido com o Prémio Molière para melhor autor teatral por Gota d’Água.

Em 1974, publica Fazenda Modelo, a sua primeira novela. Seguem-se o livro infantil Chapeuzinho Amarelo (1979) e o livro de poesia A Bordo do Rui Barbosa (1981). Só em 1991 se aventura no mundo dos romances, com a publicação de Estorvo, livro pelo qual é distinguido com o Prémio Jabuti de Literatura. Outros dois romances seus – Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009) – são distinguidos com o Prémio Jabuti de Livro do Ano. Em 2014, quatro décadas após o lançamento do primeiro livro, publica um romance com elementos autobiográficos sobre a descoberta de um irmão desconhecido a viver na Alemanha: O Irmão Alemão.

Gostou? Partilhe este artigo:

 

Gostou? Partilhe este artigo: