Chegaram as férias. E agora?

Esta é a pergunta que paira na cabeça de muitos pais. Impedir que as crianças se cansem de estar de férias não é tarefa fácil, mas os livros podem ser uma grande ajuda na hora de os entreter.

Numa altura em que as consolas e os computadores se sobrepõem ao prazer das brincadeiras na rua, cabe aos pais fazerem uma viagem no tempo e mostrarem aos mais pequenos como passavam as férias quando eram crianças. O livro Joga ao Ar Livre apresenta um conjunto diversificado de atividades para fazer ao ar livre e desfrutar das férias em família. Outra solução para miúdos e graúdos passarem bons momentos em conjunto é 365 Atividades para Fazer com os Seus Filhos (Andreia Vidal).

Levar as crianças a conhecerem o mundo que está para lá da janela também é uma boa forma de combater o tédio das férias. Lá Fora (Maria Ana Peixe Dias, Inês Teixeira do Rosário e Bernardo P. Carvalho) e Um Ano Inteiro (Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho) despertam a curiosidade sobre a natureza, desafiando as crianças a partirem à descoberta da fauna e da flora que as rodeiam.

Também há soluções para quem passa as férias nas grandes cidades. Explorar Lisboa (Maria João Baeta, Márcia Xavier e Ricardo Santo) inclui dez mapas que guiarão os pequenos exploradores pelas avenidas e jardins da capital. Aqui as atividades também podem – e devem – ser feitas em família. A pé, de carro ou de bicicleta, o importante é ir registando todos os momentos. Para acabar em grande, Vou de Férias é uma espécie de diário que ajudará a relembrar todas estas aventuras. Para mais tarde recordar.


3 ATIVIDADES PARA AGOSTO E SETEMBRO

Noites de Estrelas
12 e 26 de agosto, 21h30

Pais e …filhos são convidados a observarem o céu a partir das ruínas romanas de Troia.
Gratuito para crianças até aos 5 anos.

Personagens Animadas, Histórias Transformadas
Segunda, 14h00–18h00; terça a domingo, 10h00–12h30 e 14h00–18h00

O Museu de São Roque, em Lisboa, abre portas à imaginação das crianças levando-as a construírem histórias a partir de personagens de obras de arte.
Entrada gratuita mediante marcação prévia.

A Ciência Não Vai de Férias… de Verão!
5 a 16 de setembro, segunda a sexta, 9h00-13h00 e 14h00-18h00

No Exploratório Ciência Viva, em Coimbra, os mais pequenos podem transformar-se em mini-cientistas e descobrir os pequenos segredos da natureza.
Entrada: 10 € por período (manhã ou tarde).
Inscrições limitadas.


Por: Andreia Vaz

Gostou? Partilhe este artigo: