Book Loving Girls: retratos de mulheres apaixonadas por livros

book-loving-girls-revista-estante-fnac

A FNAC do CascaiShopping acolhe, a partir de 5 junho, a exposição Book Loving Girls. Dela farão parte retratos de mulheres com o seu livro de eleição, acompanhados por um texto que explica a importância da obra na sua vida, que até agora têm sido partilhados através de um blogue da rede social Tumblr.

Da autoria do fotógrafo Mário Pires, este projeto on-line nasceu em 2011 “como um desafio pessoal”. “O primeiro passo foi criar um conceito que se destacasse dos outros por ter um ponto de vista único. Decidi muito rapidamente que retrataria apenas mulheres”, começa por explicar Mário Pires à Estante.

“Como gosto muito de livros, decidi que o projeto iria girar à volta do livro favorito de cada uma das retratadas. Cada uma delas teria de escolher o livro que mais a marcou e escrever um texto para partilhar o porquê dessa escolha. Assim, um pouco delas ficaria ligado ao livro e à fotografia, concretizando a colaboração que eu desejava”, acrescenta.

Seis anos e 98 mulheres retratadas depois, Book Loving Girls dá o salto para o mundo real, com a intenção de demostrar o poder transformador da literatura. “Quando me perguntam sobre que é o blogue, eu digo sempre que é um blogue de amor à literatura e ao seu poder transformador. Há livros que provocam um choque interno tão grande que, depois de os lermos, já não somos os mesmos. Os livros também são parte do que somos. O Book Loving Girls retrata essa mudança interna feita pelos livros”, sublinha o fotógrafo.

Prevê-se que, ao fim de dois meses, a exposição chegue a outras lojas FNAC do país.


Fotografia: Mário Pires

 

Gostou? Partilhe este artigo: