Quem são os bloggers de livros?

A blogosfera nacional alberga alguns dos mais interessantes espaços sobre livros em Portugal. Sabe quais são e quem os gere?

(Bons)
Exemplos
internacionais 

Page-Turner

Parte da revista The New Yorker, este blogue reflete a qualidade da publicação com a publicação diária de notícias, artigos e ensaios. Sobre livros.

LitReactor

Notícias, artigos, listas, crónicas, recensões e conselhos de escrita por parte de uma equipa com autores tão reputados como Chuck Palahniuk. Atualizado com muita regularidade, o site da revista LitReactor é capaz de deixar qualquer leitor rendido.

io9

O lugar ideal para fãs de fantástico e ficção científica, atualizado mais de uma vez por dia com notícias e artigos originais.

Não há como menosprezar a importância atual da Internet na descoberta de novos livros e autores. É on-line que muitos leitores se deparam pela primeira vez com as últimas novidades do mundo editorial e ganham curiosidade por certos títulos. Mas as sugestões não chegam apenas de redes sociais como o Goodreads, nem tão-pouco de jornais e revistas digitais. Também a blogosfera tem o seu quinhão de espaços literários que vale a pena seguir.

É o caso de Horas Extraordinárias, blogue mantido desde 2010 pela escritora e editora Maria do Rosário Pedreira. Responsável pelo lançamento de nomes como João Tordo, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, a coautora da célebre saga infantojuvenil O Clube das Chaves aproveita o espaço para revelar alguns dos novos talentos que descobre, mas também outras notícias de relevo do panorama literário nacional (e não só).

Outros lugares de referência quando se pensa em notícias são os blogues Bibliotecário de Babel e Cadeirão Voltaire, respetivamente mantidos pelos jornalistas José Mário Silva e Sara Figueiredo Costa desde 2007. Encontram-se aqui reportagens, entrevistas e informações sobre os principais eventos e lançamentos da atualidade.

Opiniões e nichos

Mas se existe categoria que domina a maioria dos blogues portugueses dedicados à literatura é a crítica. Há opiniões para todos os gostos, escritas por profissionais da área ou por simples apaixonados por livros. Num campo cada vez mais lotado, nos últimos anos tem sobressaído o blogue Ler y Criticar, de Luís Pinto. Abordando tanto obras clássicas como contemporâneas, foi eleito melhor blogue de literatura na edição de 2015 do Top Blog Awards, isto depois de em 2014 ter juntado o prémio de melhor blogue literário ao de melhor blogue de Portugal.

Outro espaço de referência onde a crítica predomina é o Acrítico, do escritor António Ganhão, um blogue que tem como foco – não exclusivo – a literatura lusófona.

Diversa na natureza, a blogosfera nacional tem ainda lugar para projetos exclusivamente dedicados à banda desenhada – como o BDBD, de Luís Beira e Carlos Rico – e a livros infantis – como o Letra Pequena, de Rita Pimenta. As atualizações são regulares e de qualidade.


Gostou? Partilhe este artigo: